No menu items!
17.5 C
São Paulo
segunda-feira, 19 maio, 2025

Pagamento por floresta em pé é discutido no COP26 e pode movimentar R$ 30 bilhões em 4 anos

O novo crédito sustentável permite o produtor rural de receber e se dedicar na preservação de florestas de sua propriedade


O Brasil está cheio de novidades à mostra no COP26, a 26ª Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, são 26 empresas que representam o país nesta edição, que começou no dia 31 e vai até o dia 12 de novembro.

A pauta do momento é o modelo alternativo de crédito, desenvolvido pela Brasil Mata Viva, que permite manter as florestas em pé, chamado da Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS). O crédito pode ser comercializado entre produtores certificados por manter a floresta, empresas e pessoas físicas interessadas em reduzir ou neutralizar o impacto ambiental que geram. Está estimado um potencial de R$ 30 bilhões pelos próximos 4 anos, segundo o Governo Federal.

O novo crédito sustentável surgiu após a aprovação da Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, onde é um título financeiro para o produtor rural receber para se dedicar a preservação de florestas e matas em sua propriedade, atualmente há mais de 200 produtores rurais cadastrados na CPR.

Para especialistas, a UCS é uma ferramenta que permite ao brasileiro o uso próprio do dinheiro para preservações de nossas terras, sem que precise de dinheiro de outros países para isso, já que temos a Floresta Amazônica, que é assunto do mundo inteiro por conta de desmatamentos ilegais e programas de incentivo à preservação.

Ao negociar a UCS, o produtor recebe uma certificação da existência da floresta e, parte correspondente a sua compra será mantida nesse período. Quem criou a forma como é gerida a UCS foi a Universidade Estadual Paulista (Unesp), junto a auditorias internacionais.

Os serviços da UCS conta com a preservação da fauna, de recursos hídricos, madeira preservada, além de se atentar com o volume de carbono que essas florestas retiram do ar.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Consumo de álcool está associado a lesões cerebrais ligadas à demência, mostram análises

Autópsias usadas em estudo da Faculdade de Medicina foram feitas diretamente em tecidos cerebrais de participantes brasileiros após a morte Estudos de neuroimagem sobre os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.