No menu items!
22 C
São Paulo
sábado, 8 novembro, 2025

Prefeitura abre matrículas para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental

Programa da Rede Municipal oferece diversas modalidades a quem não pôde terminar os estudos na idade regular

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) está com matrículas abertas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltado a quem tem 15 anos ou mais e deseja concluir o Ensino Fundamental. O objetivo é oferecer novas oportunidades a quem não pôde terminar os estudos na idade regular.

As inscrições podem ser feitas a qualquer momento diretamente nas escolas da rede municipal, nos CIEJAs (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos) ou pelo portal EOL. Assim que a matrícula é realizada, o aluno já pode iniciar as aulas.

São cinco formas de atendimento disponíveis, com opções de horários flexíveis:

EJA Regular – aulas de 4 horas em escolas da Rede Municipal

CIEJAs – turmas nos três turnos, com aulas de 2h15

EJA Modular – aulas noturnas com 5 horas-aula por dia

MOVA-SP – alfabetização em entidades conveniadas

CMCTs – cursos profissionalizantes de curta duração, em unidades na Zona Leste

Para se matricular, basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e, se possível, o histórico escolar. Quem não tiver toda a documentação pode fazer a matrícula com um cadastro simples e entregar os documentos depois. A unidade também pode avaliar o estudante para identificar a etapa adequada dos estudos.

O programa é uma porta de entrada para novas oportunidades de trabalho e cidadania, especialmente para trabalhadores que buscam ampliar seus conhecimentos e melhorar sua qualidade de vida.

Além da formação básica, o EJA promove um ambiente acolhedor e de respeito à diversidade, valorizando as experiências de vida de cada aluno. As aulas são conduzidas por educadores preparados para atender às necessidades dos estudantes adultos, respeitando seus ritmos e trajetórias individuais.

A participação no EJA também fortalece a autoestima dos alunos e estimula o convívio social, criando uma rede de apoio entre colegas e professores. Ao retomar os estudos, muitos descobrem novos interesses, ampliam suas perspectivas e se preparam melhor para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e da sociedade atual.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item O governo federal facilitou e agilizou o acesso gratuito a absorventes higiênicos para mulheres inscritas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.