Veja a cidade:

Memorial da América Latina exibirá caricaturas gigantes de artistas modernistas da Semana de 22

A partir de 13 de fevereiro, os visitantes podem conferir diversos artistas Latino-Americanos que contribuíram para a arte modernista no início do século XX


O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 pode ser vista sob outras perspectivas, com bom humor, claro! O Memorial da América Latina abrirá aos olhos do público no dia 13 de fevereiro a exposição de 16 caricaturas de artistas envolvidos na Semana de 22.

Localizado nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, as obras tem curadoria de José Alberto Lovetro, conhecido como Jal. As caricaturas são gigantes e servem para homenagear aqueles que participaram e contribuíram com as ideias modernistas da América Latina.

As caricaturas são obras do artista Luiz Carlos Fernandes, natural da cidade de Avaré, interior de SP, que possui uma longa carreira premiada, com mais de 70 prêmios de artes gráficas pelo Brasil e no mundo.

As caricaturas retraram: Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Villa-Lobos, Antonieta Santos Feio, Giomar Novaes, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Pagu.

As caricaturas envolvem, não somente quem participou da Semana de 22, mas também contempla artistas Latino-Americanos que fazem parte do modernismo.

A entrada é gratuita e em cada ‘retrato’ contará também com uma mini-biografiacontando um pouquinho sobre cada autor e porque ele está no “seleto clube dos modernistas que se tornaram caricatura”.

A data de 13 de fevereiro marca também o dia da abertura do centenário da Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Educação volta a promover festivais de Xadrez com disputas presenciais

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30...

Realizada audiência pública sobre transporte escolar gratuito

Principal reclamação se deve a questão financeira A CCJ (Comissão...

Educação volta a promover festivais de Xadrez com disputas presenciais

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30 de junho ocorrem os Festivais de Xadrez na Rede Municipal de Ensino. É a 14ª...

Realizada audiência pública sobre transporte escolar gratuito

Principal reclamação se deve a questão financeira A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), realizou no sábado (7/5) uma Audiência Pública para debater...

Aplicativo 99 anuncia retorno da sede da empresa para a cidade de SP após ser alvo de CPI na Câmara Municipal

99 tem média de 80 mil carros andando pelo viário de São Paulo A 99 é uma das empresas investigadas pela CPI, que apura a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui