No menu items!
20.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Memorial da América Latina exibirá caricaturas gigantes de artistas modernistas da Semana de 22

A partir de 13 de fevereiro, os visitantes podem conferir diversos artistas Latino-Americanos que contribuíram para a arte modernista no início do século XX


O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 pode ser vista sob outras perspectivas, com bom humor, claro! O Memorial da América Latina abrirá aos olhos do público no dia 13 de fevereiro a exposição de 16 caricaturas de artistas envolvidos na Semana de 22.

Localizado nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, as obras tem curadoria de José Alberto Lovetro, conhecido como Jal. As caricaturas são gigantes e servem para homenagear aqueles que participaram e contribuíram com as ideias modernistas da América Latina.

As caricaturas são obras do artista Luiz Carlos Fernandes, natural da cidade de Avaré, interior de SP, que possui uma longa carreira premiada, com mais de 70 prêmios de artes gráficas pelo Brasil e no mundo.

As caricaturas retraram: Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Villa-Lobos, Antonieta Santos Feio, Giomar Novaes, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Pagu.

As caricaturas envolvem, não somente quem participou da Semana de 22, mas também contempla artistas Latino-Americanos que fazem parte do modernismo.

A entrada é gratuita e em cada ‘retrato’ contará também com uma mini-biografiacontando um pouquinho sobre cada autor e porque ele está no “seleto clube dos modernistas que se tornaram caricatura”.

A data de 13 de fevereiro marca também o dia da abertura do centenário da Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando 98 km em toda a cidade, ainda neste mês de abril A Prefeitura de São Paulo,...

Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para garantir investimentos na produção de moradia em São Paulo

A iniciativa busca atender às necessidades da população de menor renda e sem acesso à casa própria A Prefeitura Municipal de São Paulo por meio...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira vez, existem cinco gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho: baby boomers, geração X, millennials,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui