No menu items!
17.5 C
São Paulo
sábado, 20 abril, 2024

Leci Brandão, Sandra de Sá, Xande de Pilares, Rael e outros movimentam a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra

Secretaria de Cultura promove intervenções artísticas e stands de empreendedores culturais entre os dias 19 e 22 de novembro


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promoverá shows, intervenções artísticas e 32 stands de empreendedores culturais durante a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra. O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, será realizado entre os dias 19 e 22 de novembro no Pavilhão 10 do Anhembi e inclui shows de Xande de Pilares, Leci Brandão, Rael, Rashid, Drik Barbosa e Bixarte, no dia 20, e Sandra de Sá e Dexter, no dia 21. Para a secretária de Cultura Aline Torres, a Expo é uma oportunidade para mostrar os talentos negros da cidade em todas as vertentes, inclusive a da cultura e da economia criativa.

“A cultura negra é parte fundamental da cidade e também será para a retomada econômica. Nosso maior ganho em promover um evento de tamanha grandiosidade é mostrar à população, que em sua maioria é composta por pessoas negras, que podemos ser qualquer coisa. Nas alamedas da Expo, mostraremos negros astronautas, professores, engenheiros, arquitetos, secretários de Cultura e tudo que deixe claro que os negros estão em todas as camadas sociais. E este evento promove isso: o racismo não será resolvido apenas por mim, que sou negra, mas por toda a sociedade”, afirma Aline.

Palco principal

No próximo dia 20, o palco principal abre às 18h, com show de Xande de Pilares, que recebe Leci Brandão. Em seguida, o rapper Rael convida Rashid, Drik Barbosa e Bixarte para uma apresentação. No dia 21, às 18h, Black Rio e Carlos Dafé fazem homenagem a Gerson King Combo, cantor de soul e funk que faleceu em 2020. Na sequência, a cantora Sandra de Sá convida Dexter para uma apresentação especial.

A Secretaria de Cultura traz também um stand com cenografia inspirada no Theatro Municipal de São Paulo, que em 2021 completa 110 anos. O local recebe apresentações de grupos e artistas de diversas linguagens artísticas, como circo, teatro, dança e literatura. Entre os destaques estão o show de Grazzi Brasil, dia 19, o Sarau das Pretas, dia 20, e a dança da Cia Pé no Mundo no dia 21.

Além disso, na Alameda da Cultura, a SMC promove 32 stands de empreendedores culturais, fomentando ainda mais a economia criativa da cidade e possibilitando novas oportunidades de negócios à população negra, nas mais diversas áreas: moda, gastronomia, produção cultural, arte urbana, carnaval, tecnologia, entre outras. Ao longo da feira, haverá mais atrações itinerantes nas alamedas. Entre elas, estão o Cortejo Dionísio; a peça teatral Negror com Sidney Santiago; e a atração de moda e música Brasilidade – Muito prazer, as Ilyálódes.

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui