No menu items!
21.8 C
São Paulo
terça-feira, 30 dezembro, 2025

Desafios e Inovações no Tratamento da Doença de Parkinson no Brasil: um Olhar Atual e Futuro

Por Dr Augusto Coelho

A Doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa crônica e multissistêmica, cujo diagnóstico se baseia em sinais motores, como lentidão de movimentos, tremores e rigidez, além de afetar outros sistemas. No Brasil, a doença vem ganhando crescente atenção tanto pelo aumento de sua prevalência, à medida que a população envelhece, quanto por suas implicações sociais e econômicas.

Apesar de não haver cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Contudo, o acesso a esses serviços ainda é desigual, e a carga econômica da Doença de Parkinson sobre o sistema de saúde e a sociedade geral é significativa. Segundo o estudo de Bovolenta e colaboradores, o custo anual médio para pacientes no Brasil é de aproximadamente US$ 4.020,48.

Nas últimas décadas o tratamento farmacológico tem experimentado inovações promissoras. A partir do desenvolvimento da levodopa, observou-se uma revolução no tratamento dos sintomas motores, trazendo significativa melhora na qualidade de vida e produtividade dos pacientes. Diversas classes de medicamentos foram desenvolvidas desde então, parte delas já disponível gratuitamente no Brasil. No entanto, com o avanço da doença, mesmo tratamentos sintomáticos adequados muitas vezes não impedem danos significativos à qualidade de vida dos pacientes. Frente a esse cenário, há 30 anos iniciaram-se estudos sobre terapias avançadas para complementar os tratamentos existentes. A partir da década de 90, começaram as cirurgias para estímulo cerebral profundo (ECP): um procedimento que envolve a implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro, conectados a um gerador implantado no tórax. Esse dispositivo envia impulsos elétricos que ajudam a reduzir os sintomas do Parkinson.

A introdução da ECP marcou uma revolução no tratamento de casos avançados da doença. Esta terapia, já disponibilizada pelo sistema único de saúde brasileiro, oferece uma alternativa eficaz para lidar com flutuações motoras e sintomas refratários.

A Doença de Parkinson representa um grande desafio para a saúde pública no Brasil. É crucial desenvolver políticas que priorizem o diagnóstico precoce, garantam o amplo acesso a tratamentos adequados e ofereçam apoio social aos pacientes. Ademais, investir na educação sobre a doença e fortalecer o acompanhamento multidisciplinar são passos essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir o impacto da doença no país.

Dr Augusto Coelho é membro da comissão científica da Associação Brasil Parkinson.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte...

Cota de gratuidade do Mamãe Tarifa Zero será suspensa temporariamente durante férias de Janeiro

Benefício será paralisado durante o período de recesso escolar da rede municipal A SPTrans, em atendimento à determinação da Secretaria Municipal de Educação (SME), informou...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período Fim de ano é tempo de festas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.