No menu items!
21.7 C
São Paulo
terça-feira, 23 abril, 2024

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta “Visita Teatralizada ao CCBB

Visita teatralizada ao prédio histórico do Centro Cultural é uma opção de passeio no Dia das Crianças. Gratuita e indicada para todos os públicos, possibilita novas maneiras de se apropriar de um edifício histórico e de todas as narrativas que o cercam


Localizado no centro da capital paulista, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo volta a realizar a visita teatralizada ao seu prédio histórico. Utilizando o lúdico e o fazer teatral como suportes para a mediação entre público e espaço, a VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO é uma opção divertida de passeio com a família no Dia das Crianças. No dia 12 de outubro, terça-feira, a ação acontece em dois horários, às 11h e 15h.

Projeto idealizado pela MoviCena Produções e Cia Mar, que também assina o roteiro, a visita teatralizada tem direção artística e encenação de Kleber Montanheiro e acontece todos os sábados até 18 de dezembro, sempre às 11h.

A visita teatralizada traz informações sobre a história da cidade de São Paulo, a inserção do Banco do Brasil naquele local e detalhes da construção do prédio do Centro Cultural, que foi construído em 1901 e está localizado na Rua Álvares Penteado, centro histórico da capital paulista.

Viagem no tempo

VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO conta a história de um grupo de personagens típicos do centro paulista – uma vendedora de frutas da rua da Quitanda, um arquiteto, uma fotógrafa e um grupo de choro – que são teletransportados por uma máquina do tempo e trazidos diretamente do século XIX para os dias atuais. Perdidos pelo centro de São Paulo eles precisam descobrir como voltar ao passado.

Para isso, uma verdadeira caça ao tesouro é proposta pelos personagens por meio da visitação de espaços, curiosidades e notícias do Centro Cultural. O público tem acesso, de forma lúdica e divertida, a história de como São Paulo se transformou nessa grande metrópole e também a história do prédio do CCBB São Paulo.

Utilizando as linguagens do teatro, da música e do audiovisual, o projeto propõe aproximar o público do conhecimento histórico que atravessa São Paulo, trazido por personagens do passado, mas que dialogam com o presente, além de valorizar a história patrimonial da cidade e da necessidade de tornar o público parte desses processos históricos.

O prédio do CCBB São Paulo

Construído em 1901, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo virou agência bancária em 1927 e Centro Cultural em 2001. O edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e após a reforma do arquiteto Hippolyto Pujol, se tornou o primeiro prédio do Banco do Brasil na cidade de São Paulo.

Graças ao restauro do arquiteto Hippolyto Pujol, o espaço ainda preserva características arquitetônicas do início do século da Belle Époque Paulista, período de influência francesa, como platibandas (faixas horizontais no superior do prédio) e mansardas (janelas sobre o telhado). Também são notáveis a estrutura de concreto armado (uma inovação na época), a grande área das janelas emolduradas por pilastras monumentais e o vão interno que atravessa todos os andares, iluminado por uma claraboia. Um dos destaques do prédio é o busto do deus grego Mercúrio, o deus do comércio, embaixo das iniciais “BB” do banco.

#CCBBemCasa

Além da visita presencial, a VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO pode ser acompanhada remotamente, por meio de um vídeo disponibilizado no YouTube do Banco do Brasil.

Serviço:

VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO – Até 18 de dezembro, sábados, às 11h, no CCBB São Paulo.

Direção Artística e Encenação – Kleber Montanheiro. Direção Musical e Composições – Lua Oliveira. Roteiro – Cia Mar. Intérpretes – Jéssica Policastri, Beatriz Barros e Bruno Lourenço. Músicos e Arranjos – Lua Oliveira e Henrique Ribeiro. Músicos Convidados – Alisson Amador e Gustavo Surian. Plano de Filmagem e Direção de Cena Audiovisual – César Barbosa. Direção de Fotografia Audiovisual – Alan Fábio Gomes. Gaffer/Assistente de Câmera – Murilo Perches. Técnico de Som – Júlio Abreu. Edição e Finalização de Vídeo – Ivan Martucci Franco. Produção Fonográfica – Fermata Produções (Fernando da Mata e Rodrigo Cruz). Acessibilidade em Vídeo – Little Brown Mouse. Intérprete de LIBRAS – a definir. Figurinos e Adereços – Kleber Montanheiro. Assistente de Figurino – Marcos Valadão. Fotos e Making Of – Fellipe Oliveira. Designer Gráfico – Gabriel Victal. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Registro em Vídeo – César Barbosa. Direção de Produção – Jota Rafaelli. Produção Executiva – Rafael Petri. Realização – MoviCena Produções e Cia Mar. Duração – 60 minutos. Livre para todos os públicos. Gratuito.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

  • Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
  • Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças
  • Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
  • Informações: (11) 4297-0600
  • twitter.com/ccbb_sp |facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
  • [email protected]
  • Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
  • Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
  • Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura lança aplicativo para busca de medicamento nas farmácias da rede de saúde

Nova versão do e-saúdeSP inclui o Remédio na Hora,...

Prefeitura entrega UBS Jardim Souza totalmente reformada e com mais salas de atendimento

Unidade, localizada na região do bairro Guarapiranga, na Zona...

Eleições 2024: até quando posso tirar ou regularizar o título?

Saiba tudo sobre o fechamento do cadastro eleitoral para...

Prefeitura lança aplicativo para busca de medicamento nas farmácias da rede de saúde

Nova versão do e-saúdeSP inclui o Remédio na Hora, que possibilita que o munícipe confira a disponibilidade em uma das UBSs ou hospital A nova...

Prefeitura entrega UBS Jardim Souza totalmente reformada e com mais salas de atendimento

Unidade, localizada na região do bairro Guarapiranga, na Zona Sul, teve ampliação da área de emergência, além de dois consultórios a mais; UBS faz...

Eleições 2024: até quando posso tirar ou regularizar o título?

Saiba tudo sobre o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais Até quando posso tirar o título ou regularizar o documento? O cadastro da Justiça...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui