No menu items!
20.8 C
São Paulo
quinta-feira, 20 junho, 2024

1º Ônibus articulado 100% elétrico, da Higer, circulará pela cidade de São Paulo a partir de julho

Modelo Azure A18BR comporta 154 passageiros com autonomia para circular 270 km


A SPTrans iniciou em novembro de 2020 o período de testes em um modelos de ônibus elétrico da empresa chinesa Higer, para estudar a possibilidade da implantação do transporte público sustentável na cidade de São Paulo. Agora, a empresa Higer anunciou mais uma novidade, a partir de julho, será dado o pontapé inicial para os testes nas ruas de um modelo articulado elétrico.

Os ônibus articulados dominam os corredores de ônibus nas principais vias da cidade, movimentando milhões de passageiros. O protótipo Azure A18BR será testado tanto aqui, quanto no Uruguai e é 100% elétrico com bateria. Já o modelo convencional.
O modelo A18BR possui 18.750 metros de comprimento e 2.550 metros de largura, tendo um Peso Bruto Total (PBT) de 33.500 kg e possui capacidade para até 154 passageiros. A bateria da empresa chines possui autonomia de 270 km com recarga em 4 horas, tendo garantia de funcionamento por 8 anos.

Seguindo todos os protocolos impostos pela SPTrans para os modelos circularem pela cidade, o veículo possui ar-condicionado, vidros colados, tomadas USB e internet WI-FI grátis.

Para que seja possível transformar a rota de ônibus elétrico uma realidade, a Higer anunciou também uma parceria com a ENEL e a ENGIE, para que a vida útil do ônibus tenha um menor custo de operação. A parceria será um empréstimo do modelo para a cidade por 15 anos, sendo devolvido a empresa chinesa após este prazo.

O modelo convencional, de 12 metros já começou a ser usado para testes pela subsidiária da SPTrans, Transwolff, responsável pela frota de linhas na Região Sul e Sudeste da capital. Outras subsidiárias, como o Sambaíba, responsável pela circulação na Zona Norte, e Metrópole Paulista, na Zona Leste, também farão testes desse modelo.

A Higer Bus Company Limited foi fundada em 1998 e já exportou modelos de ônibus para mais de 100 países, sempre pautando na sustentabilidade. É considerada uma das “500 Marcas Mais Valiosas da China”. Atualmente a Higer oferece ao mercado internacional a disponibilidade de 15 modelos de ônibus e vans 100% movido a energia elétrica para todos os gostos e quantidade de passageiros. A chegada a São Paulo mostra o compromisso do Município de São Paulo em procurar alternativas para a descarbonização do ar, rumo a emissão zero carbono pelas frotas públicas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A regulação das redes sociais e fake news no Brasil

A regulação das redes sociais e o combate às fake news tornaram-se tópicos centrais no Brasil. Com o avanço das tecnologias digitais e o...

Junho verde – Fuplastic apoia valorização do plástico nacional e da agenda brasileira para combate à poluição

Produção de plástico deve triplicar até 2060. Indústria prevê ressignificar 6 milhões de quilos este ano O Brasil, como um dos maiores países em extensão...

São Paulo teve o maio mais quente em 81 anos, é o que informa o último boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet)

Em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C De acordo com o dado divulgado no último sábado (8), o mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui