No menu items!
20.6 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro, 2024

1º Ônibus articulado 100% elétrico, da Higer, circulará pela cidade de São Paulo a partir de julho

Modelo Azure A18BR comporta 154 passageiros com autonomia para circular 270 km


A SPTrans iniciou em novembro de 2020 o período de testes em um modelos de ônibus elétrico da empresa chinesa Higer, para estudar a possibilidade da implantação do transporte público sustentável na cidade de São Paulo. Agora, a empresa Higer anunciou mais uma novidade, a partir de julho, será dado o pontapé inicial para os testes nas ruas de um modelo articulado elétrico.

Os ônibus articulados dominam os corredores de ônibus nas principais vias da cidade, movimentando milhões de passageiros. O protótipo Azure A18BR será testado tanto aqui, quanto no Uruguai e é 100% elétrico com bateria. Já o modelo convencional.
O modelo A18BR possui 18.750 metros de comprimento e 2.550 metros de largura, tendo um Peso Bruto Total (PBT) de 33.500 kg e possui capacidade para até 154 passageiros. A bateria da empresa chines possui autonomia de 270 km com recarga em 4 horas, tendo garantia de funcionamento por 8 anos.

Seguindo todos os protocolos impostos pela SPTrans para os modelos circularem pela cidade, o veículo possui ar-condicionado, vidros colados, tomadas USB e internet WI-FI grátis.

Para que seja possível transformar a rota de ônibus elétrico uma realidade, a Higer anunciou também uma parceria com a ENEL e a ENGIE, para que a vida útil do ônibus tenha um menor custo de operação. A parceria será um empréstimo do modelo para a cidade por 15 anos, sendo devolvido a empresa chinesa após este prazo.

O modelo convencional, de 12 metros já começou a ser usado para testes pela subsidiária da SPTrans, Transwolff, responsável pela frota de linhas na Região Sul e Sudeste da capital. Outras subsidiárias, como o Sambaíba, responsável pela circulação na Zona Norte, e Metrópole Paulista, na Zona Leste, também farão testes desse modelo.

A Higer Bus Company Limited foi fundada em 1998 e já exportou modelos de ônibus para mais de 100 países, sempre pautando na sustentabilidade. É considerada uma das “500 Marcas Mais Valiosas da China”. Atualmente a Higer oferece ao mercado internacional a disponibilidade de 15 modelos de ônibus e vans 100% movido a energia elétrica para todos os gostos e quantidade de passageiros. A chegada a São Paulo mostra o compromisso do Município de São Paulo em procurar alternativas para a descarbonização do ar, rumo a emissão zero carbono pelas frotas públicas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou,...

Linha 16-Violeta vai levar metrô para perto dos parques de São Paulo

Novas estações serão construídas perto de áreas verdes como...

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

Insegurança financeira e jornadas exaustivas são alguns dos fatores Um...

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de outubro, um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas...

Linha 16-Violeta vai levar metrô para perto dos parques de São Paulo

Novas estações serão construídas perto de áreas verdes como Ibirapuera, Aclimação e Independência A futura Linha 16- Violeta do metrô vai facilitar o acesso da...

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

Insegurança financeira e jornadas exaustivas são alguns dos fatores Um relatório das Nações Unidas aponta que pessoas em situação de pobreza têm três vezes mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui