Modelo Azure A18BR comporta 154 passageiros com autonomia para circular 270 km
A SPTrans iniciou em novembro de 2020 o período de testes em um modelos de ônibus elétrico da empresa chinesa Higer, para estudar a possibilidade da implantação do transporte público sustentável na cidade de São Paulo. Agora, a empresa Higer anunciou mais uma novidade, a partir de julho, será dado o pontapé inicial para os testes nas ruas de um modelo articulado elétrico.
Os ônibus articulados dominam os corredores de ônibus nas principais vias da cidade, movimentando milhões de passageiros. O protótipo Azure A18BR será testado tanto aqui, quanto no Uruguai e é 100% elétrico com bateria. Já o modelo convencional.
O modelo A18BR possui 18.750 metros de comprimento e 2.550 metros de largura, tendo um Peso Bruto Total (PBT) de 33.500 kg e possui capacidade para até 154 passageiros. A bateria da empresa chines possui autonomia de 270 km com recarga em 4 horas, tendo garantia de funcionamento por 8 anos.
Seguindo todos os protocolos impostos pela SPTrans para os modelos circularem pela cidade, o veículo possui ar-condicionado, vidros colados, tomadas USB e internet WI-FI grátis.
Para que seja possível transformar a rota de ônibus elétrico uma realidade, a Higer anunciou também uma parceria com a ENEL e a ENGIE, para que a vida útil do ônibus tenha um menor custo de operação. A parceria será um empréstimo do modelo para a cidade por 15 anos, sendo devolvido a empresa chinesa após este prazo.
O modelo convencional, de 12 metros já começou a ser usado para testes pela subsidiária da SPTrans, Transwolff, responsável pela frota de linhas na Região Sul e Sudeste da capital. Outras subsidiárias, como o Sambaíba, responsável pela circulação na Zona Norte, e Metrópole Paulista, na Zona Leste, também farão testes desse modelo.
A Higer Bus Company Limited foi fundada em 1998 e já exportou modelos de ônibus para mais de 100 países, sempre pautando na sustentabilidade. É considerada uma das “500 Marcas Mais Valiosas da China”. Atualmente a Higer oferece ao mercado internacional a disponibilidade de 15 modelos de ônibus e vans 100% movido a energia elétrica para todos os gostos e quantidade de passageiros. A chegada a São Paulo mostra o compromisso do Município de São Paulo em procurar alternativas para a descarbonização do ar, rumo a emissão zero carbono pelas frotas públicas.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]