No menu items!
11.1 C
São Paulo
sexta-feira, 13 junho, 2025

Zona Sul celebra Agosto Indígena com intervenções artísticas em conscientização aos povos originários

Prefeitura promove programação especial em comemoração à cultura indígena durante todo o mês


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), anunciou programação especial para celebrar o Agosto Indígena. Comemorado na quarta-feira (9), o Dia dos Povos Indígenas é o grande destaque das celebrações que levam debates, contações de histórias, intervenções artísticas e shows para toda a cidade. Katumirim e MC Dellacroix estão entre as atrações da programação especial.

O Agosto Indígena é celebrado desde 2021 na capital e visa promover uma programação dedicada à celebração dos povos originários, à conscientização da população sobre os seus direitos e sobre a importância de preservar e fortalecer suas ancestralidades, além de promover seus espaços de protagonismo. O Agosto Indígena vem ao encontro da celebração do Dia dos Povos Indígenas, comemorado anualmente no dia 9 de agosto.

Durante todo o mês de agosto, em diversos pontos da cidade, a programação especial da cultura indígena traz debates, contações de histórias, intervenções artísticas e shows como de Katumirim e MC Dellacroix.

Confira programação pela Zona Sul:

Festival Som & Potência. Shows de Lyryca, Nyaray e Ingrid Martins. Domingo (20), às 19h – Centro Cultural da Diversidade.

Vivência da Cultura Indígena da Etnia Tariano com Grupo de Artes Dyroa Bayá – Vivência. O artista educador Anderson Kary Báya mostra como eram as vestes tradicionais indígenas antes da chegada dos colonizadores, falando a língua indígena tukano. Depois com roupas urbanas, inicia uma apresentação em português com cantos e danças, além de ensinar a língua tukano; assim conta uma breve história para que as crianças tirem suas dúvidas e tirem fotos suas de lembrança. Sexta (17), às 14h – Casa de Cultura M’Boi Mirim e quinta (24), às 14h – Casa de Cultura Campo Limpo.

Sarau da Retomada – Sarau. Movimento de transformação que traz consigo a arte, o brincar e as várias manifestações das culturas Originárias de Pindorama. Contudo, é um espaço de acolhimento, conexões, identidades indígenas e periféricas. Sábado (26), às 13h – Casa de Cultura Hip Hop Sul.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Dores aumentam no inverno? Entenda os efeitos do frio no corpo dos mais velhos

Por Alexandre Peres Com a chegada do inverno, é comum...

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores e desafia o RH

Pesquisa indica que 17% dos brasileiros temem ser substituídos...

Hospital do Servidor Estadual de SP tem nova máquina de ressonância magnética que realiza exames 50% mais rápido

A expectativa é dobrar a quantidade de ressonâncias magnéticas realizadas O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo conta com nova máquina de...

Dores aumentam no inverno? Entenda os efeitos do frio no corpo dos mais velhos

Por Alexandre Peres Com a chegada do inverno, é comum ouvir relatos de pessoas mais velhas dizendo que “o corpo dói mais” ou que “as...

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores e desafia o RH

Pesquisa indica que 17% dos brasileiros temem ser substituídos pela IA em seus empregos O avanço acelerado da inteligência artificial no ambiente corporativo tem desencadeado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.