No menu items!
15.6 C
São Paulo
terça-feira, 25 novembro, 2025

Vencedores de competição para catar lixo em São Paulo participam da final no Japão

Startup acelerada pela Prefeitura vai destinar material coletado na operação para usinas recicladoras


A equipe vencedora da primeira edição brasileira do SPOGOMI, que conseguiu coletar e separar a maior quantidade de lixo, recebeu um prêmio de R$ 5 mil e, ainda, terá a oportunidade de viajar ao Japão para participar da etapa global, com a viagem toda paga. A operação foi realizada no domingo (28), com a largada no Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, onde também foi o ponto de encontro final, a pesagem e a premiação. Durante o evento, 81 participantes, divididos em 27 trios, coletaram, na região de Pinheiros, 179 quilos de lixo, sendo 5,400 quilos apenas de bitucas de cigarro.

Após a realização da operação, todo o lixo foi recolhido pela startup Green Mining, acelerada na primeira edição do Programa Green Sampa, e que será responsável pela triagem, rastreabilidade, pesagem e destinação para usinas recicladoras de todo o material reciclável coletado. A startup atua com uma tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção. O sistema de rastreabilidade garante que todo o material coletado seja enviado para reciclagem.

“Apoiar iniciativas como estas é fundamental, pois podemos abordar assuntos como a conversação de recursos naturais, questões de limpeza urbana, diminuição da poluição, além de promover a educação ambiental. Outra preocupação do poder público que tem como meta promover a geração de empregos verdes e tornar a Capital cada vez mais sustentável”, declarou o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior.

A competição foi desenvolvida pela ONG Nippon Foundation, com foco em sustentabilidade e responsabilidade social. Na etapa brasileira, o SPOGOMI é realizado pela Agência Geek+ e a empresa B2F, com correalização da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O projeto foi idealizado em 2018 e o nome se dá pela junção das palavras japonesas “SPO”, que significa esporte, e “GOMI”, que significa lixo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou em 91 A participação de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros mais que dobrou desde os anos...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção de biometano na rede A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)...

Programa de aceleração de negócios de moda sustentável abre inscrições para edição 2026

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo apoia micro e pequenos negócios com investimento de R$ 30 mil e capacitações Empreendedores de moda sustentável da cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.