No menu items!
24 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

SP na Direção Certa: Governo Digital e Detran iniciam modernização da administração pública

Reforma administrativa aprovada neste ano vai reestruturar cargos em comissão; proposta foi regulamentada em agosto e busca tornar gestão mais enxuta e eficiente

A Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) serão os primeiros órgãos do Governo de São Paulo a passarem pela reforma administrativa aprovada neste ano para reestruturar cargos em comissão. A proposta, regulamentada em agosto, tem o objetivo de tornar a gestão mais enxuta e eficiente, um dos pilares do programa SP na Direção Certa.

Os decretos para o início das reestruturações nas duas pastas foram publicados no dia 14 de novembro no Diário Oficial, com vigência da reformulação a partir de 1º de janeiro de 2025.

“Órgão central do Governo de São Paulo, a SGGD tem uma função primordial e transversal em três pilares básicos, pois elabora as regras gerais do Estado paulista em gestão pública, transformação digital e gestão de pessoas. Iniciamos, assim, um capítulo importante na modernização administrativa”, afirma Caio Paes de Andrade, secretário de Gestão e Governo Digital.

Em todo o Governo de SP, os cargos em comissão e as funções de confiança serão reorganizados. Na SGGD, a redução de cargos é de 16% (de 356 para 297) e, no Detran, queda de 20% (de 1.177 para 930).

Entre outras medidas, a modernização vai oferecer melhor estrutura para o atendimento ao cidadão e às políticas públicas, com destaque à criação da Central de Compras, uma unidade que vai reunir as licitações públicas transversais do Estado de São Paulo.

A administração paulista era regida por 12 leis, com 207 níveis de cargos em comissão e 175 remunerações distintas. Isto provocava diferenças salariais entre cargos idênticos e desestímulo do exercício de cargos em comissão. Com a unificação e padronização, haverá uma única legislação e apenas 18 níveis de cargos em comissão.

A reestruturação do Detran-SP cria três novas diretorias focadas em áreas estratégicas para a segurança e governança, além de duas superintendências regionais, ampliando o alcance da autarquia em regiões chave para a população.

“Esse é um movimento essencial para que o Detran-SP alcance um novo patamar de eficiência e proximidade com o cidadão até 2030, ano que antecede seu centenário. A reforma administrativa acelera as transformações e fortalece a experiência de serviço que queremos oferecer à população”, afirma Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.