Em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C
De acordo com o dado divulgado no último sábado (8), o mês passado apresentou as temperaturas mais elevadas para o período desde o início das medições no Mirante de Santana em 1943.
“A média das temperaturas máximas registradas foi de 27,3 °C, o que representa 3,9 °C acima da média normal, que é de 23,4°C. O valor superou com ampla folga a média dos anos de 2019 e 1984, que foi de 25,6 °C”, informa Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo.
Ainda segundo Pegorim, em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C. “O calor só diminuiu na última semana do mês, quando uma forte frente fria chegou ao Brasil e derrubou a temperatura”, recorda Josélia.
Vale destacar que segundo os institutos de pesquisa mundiais, maio também foi o mês mais quente já registrado no planeta, que vem batendo recordes consecutivos de temperaturas elevadas desde junho de 2023.
A correta gestão dos resíduos sólidos é fundamental no conjunto de ações que buscam minimizar o impacto dos gases do efeito estufa na atmosfera.
A reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna. Reciclar um material evita a extração de matérias-primas virgens ao mesmo tempo que economiza energia.
E todos esses processos produtivos atuais, direta ou indiretamente, geram partículas do mais nocivo dos gases do efeito estufa, o gás carbônico.
Isso sem contar que quanto mais resíduos nos aterros sanitários, mais gases na atmosfera. Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.
Com informações de Recicla Sampa
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]