No menu items!
19.7 C
São Paulo
sexta-feira, 29 março, 2024

São Paulo conta com mais de 900 km requalificados de asfalto

Segundo a Prefeitura, o mapeamento técnico, avaliação dos problemas e realização de obras personalizadas garantiram eficiência no investimento e conclusão de 429 vias, até 2021


De acordo com a Prefeitura, uma das prioridades da atual gestão é melhorar a qualidade do asfalto de forma consistente. Em busca de soluções, foram desenvolvidas ações com base em tecnologia, que incluem mapeamento técnico e avaliação criteriosa dos problemas no pavimento. Entre 2017 e 2021 foram 913 km de vias recapeadas, totalizando 429 ruas e avenidas.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras desenvolveu uma série de procedimentos simultâneos, com foco em gestão do pavimento. Pela tela do computador é possível verificar a qualidade das vias públicas da capital. Dos 17 mil km de extensão que existem na cidade, 85% já está mapeada pelo sistema Geovista.

Dispositivos instalados sob táxis e carros de aplicativos viabilizam essa medição, que acontece diariamente. O serviço é inédito em São Paulo que, pela primeira vez, dispõe da situação das vias para planejamento e tomada de decisões. O sistema permite priorizar as vias que estão em situação ruim para que sejam incluídas na programação de recapeamento.

Uma vez escolhidas, as ruas e avenidas passam por avalições técnicas que identificam o serviço ideal a ser executado. Para danos na camada inicial do pavimento ou na rede de drenagem, por exemplo, o equipamento com função de scanner indica o reparo necessário. Em caso de problemas mais profundos, uma nova máquina entra no processo e apresenta a solução.

O uso dessas tecnologias gerou um asfalto de mais qualidade, uma vez que as obras acontecem de maneira personalizada, atendendo às necessidades de cada trecho e melhor eficiência na aplicação dos recursos públicos. Por exemplo, a intervenção na Avenida Nordestina, na Zona Leste, gerou uma redução nos custos de 50%, proporcionando que o investimento fosse aplicado em outras obras.

Desde 2017, a área renovada na capital supera a distância entre São Paulo e Goiânia, no estado de Goiás.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Centro de Referência Casa da Mulher Capão Redondo tem endereço novo

Equipamento da Prefeitura atende mulheres vítimas de violência na zona Sul há oito anos O Centro de Referência Casa da Mulher (CRCM) Maria de Lurdes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui