No menu items!
21.1 C
São Paulo
quinta-feira, 25 abril, 2024

Prefeitura inicia parceria com aplicativos de entrega para ampliar segurança de motociclistas

O objetivo é conscientizar entregadores, especialmente que usam moto ou bicicleta, para que fiquem atentos à sinalização e nunca excedam os limites de velocidade, reduzindo assim o número de mortes e lesões graves


A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Secretaria Municipal de Saúde, através da Companhia de Engenharia de Tráfego e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, iniciou uma parceria de cooperação técnica com diversas empresas que realizam entregas e transporte por aplicativo.

Com o acordo, iFood, Uber Eats, Loggi, Tembici e Americanas se comprometeram a enviar conteúdos sobre segurança viária e respeito às leis de trânsito para todos os que atuam em suas plataformas. O objetivo é conscientizar entregadores, especialmente que usam moto ou bicicleta, para que fiquem atentos à sinalização e nunca excedam os limites de velocidade, reduzindo assim o número de mortes e lesões graves. Outras empresas ainda poderão aderir ao termo por meio do edital de chamamento N°02/SMT/2021, publicado em 14 de maio no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

A ação é de fundamental importância para a redução de mortes no trânsito e está em linha com o Plano de Segurança Viária – Vida Segura e com o Programa de Metas 2021-2024 da gestão municipal, que estabelece uma redução para 4,5 no número de óbitos no trânsito a cada 100 mil habitantes.

Em 2020, houve 345 mortes de condutores de motos em sinistros de trânsito, e os motofretistas (incluídos os entregadores de aplicativos) representam 16% desse total. A participação desses profissionais no total de óbitos cresceu em relação a 2019, quando a proporção havia sido de 12%.

O conteúdo do material a ser compartilhado entre as empresas e seus parceiros é resultado da intensa troca de experiências entre SMT, SMS, CET e Samu, que somente nos primeiros cinco meses de 2021 já atendeu mais de 4.700 sinistros de trânsito com vítimas. A Secretaria Municipal de Saúde e o Samu produziram um vídeo sobre o assunto especialmente para o Maio Amarelo, que será compartilhado com as empresas e já está disponível pela Prefeitura nas redes sociais, no site https://youtu.be/Vf0R10Qm9ks

As mensagens “push”, SMS e vídeos seguirão um cronograma que se estende até o fim do ano. Relatórios sobre o alcance e engajamento das ações serão compartilhados entre empresas e a gestão municipal.

Além disso, cada empresa promoverá ações específicas de conscientização e sensibilização com os usuários de suas plataformas, sempre seguindo as diretrizes de segurança viária da Prefeitura.

Veja alguns exemplos de mensagens que serão divulgadas pelas empresas aos entregadores e motoristas parceiros:

– São Paulo precisa de você. Em um acidente, a sua velocidade pode fazer muita diferença. Respeite sempre os limites estabelecidos e ajude a não congestionar os hospitais.

– Cuide de você e de quem você mais ama: a sua família. Ela está esperando você voltar para casa. Respeite os limites de velocidade.

A Prefeitura, por meio da SMT, também criou no dia 26 de maio um grupo de trabalho para formalizar estudo e proposta de regulamentação das Operadoras de Tecnologia de Entregas (OTE), que oferecem serviços de entregas com motocicletas e bicicletas por meio de aplicativos.

O grupo, sob a coordenação da SMT, contará com a participação das secretarias de Governo, Infraestrutura e Obras, Subprefeituras, Urbanismo e Licenciamento e Saúde.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

Foto: Vector de Hombre creado por stories – www.freepik.es

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira...

Ensino da cultura dos povos indígenas: uma dimensão valiosa para a escola

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira vez, existem cinco gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho: baby boomers, geração X, millennials,...

Ensino da cultura dos povos indígenas: uma dimensão valiosa para a escola

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira No 19 de abril foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas, a data...

Prefeitura abre Procedimento para recebimento de projetos de exposição sobre biodiversidade e meio ambiente

Prazo para recebimento das propostas vai até 16 de maio O Município de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, torna pública a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui