No menu items!
22.1 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Prefeitura inicia parceria com aplicativos de entrega para ampliar segurança de motociclistas

O objetivo é conscientizar entregadores, especialmente que usam moto ou bicicleta, para que fiquem atentos à sinalização e nunca excedam os limites de velocidade, reduzindo assim o número de mortes e lesões graves


A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Secretaria Municipal de Saúde, através da Companhia de Engenharia de Tráfego e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, iniciou uma parceria de cooperação técnica com diversas empresas que realizam entregas e transporte por aplicativo.

Com o acordo, iFood, Uber Eats, Loggi, Tembici e Americanas se comprometeram a enviar conteúdos sobre segurança viária e respeito às leis de trânsito para todos os que atuam em suas plataformas. O objetivo é conscientizar entregadores, especialmente que usam moto ou bicicleta, para que fiquem atentos à sinalização e nunca excedam os limites de velocidade, reduzindo assim o número de mortes e lesões graves. Outras empresas ainda poderão aderir ao termo por meio do edital de chamamento N°02/SMT/2021, publicado em 14 de maio no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

A ação é de fundamental importância para a redução de mortes no trânsito e está em linha com o Plano de Segurança Viária – Vida Segura e com o Programa de Metas 2021-2024 da gestão municipal, que estabelece uma redução para 4,5 no número de óbitos no trânsito a cada 100 mil habitantes.

Em 2020, houve 345 mortes de condutores de motos em sinistros de trânsito, e os motofretistas (incluídos os entregadores de aplicativos) representam 16% desse total. A participação desses profissionais no total de óbitos cresceu em relação a 2019, quando a proporção havia sido de 12%.

O conteúdo do material a ser compartilhado entre as empresas e seus parceiros é resultado da intensa troca de experiências entre SMT, SMS, CET e Samu, que somente nos primeiros cinco meses de 2021 já atendeu mais de 4.700 sinistros de trânsito com vítimas. A Secretaria Municipal de Saúde e o Samu produziram um vídeo sobre o assunto especialmente para o Maio Amarelo, que será compartilhado com as empresas e já está disponível pela Prefeitura nas redes sociais, no site https://youtu.be/Vf0R10Qm9ks

As mensagens “push”, SMS e vídeos seguirão um cronograma que se estende até o fim do ano. Relatórios sobre o alcance e engajamento das ações serão compartilhados entre empresas e a gestão municipal.

Além disso, cada empresa promoverá ações específicas de conscientização e sensibilização com os usuários de suas plataformas, sempre seguindo as diretrizes de segurança viária da Prefeitura.

Veja alguns exemplos de mensagens que serão divulgadas pelas empresas aos entregadores e motoristas parceiros:

– São Paulo precisa de você. Em um acidente, a sua velocidade pode fazer muita diferença. Respeite sempre os limites estabelecidos e ajude a não congestionar os hospitais.

– Cuide de você e de quem você mais ama: a sua família. Ela está esperando você voltar para casa. Respeite os limites de velocidade.

A Prefeitura, por meio da SMT, também criou no dia 26 de maio um grupo de trabalho para formalizar estudo e proposta de regulamentação das Operadoras de Tecnologia de Entregas (OTE), que oferecem serviços de entregas com motocicletas e bicicletas por meio de aplicativos.

O grupo, sob a coordenação da SMT, contará com a participação das secretarias de Governo, Infraestrutura e Obras, Subprefeituras, Urbanismo e Licenciamento e Saúde.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

Foto: Vector de Hombre creado por stories – www.freepik.es

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos...

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos a esse público Próximo de completar seu primeiro ano, o “Ampara SP” realizou, no dia 3...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui