No menu items!
20.6 C
São Paulo
terça-feira, 18 março, 2025

Parques Municipais garantem preservação ambiental e lazer em São Paulo

Cidade conta com 118 unidades que conciliam conservação da biodiversidade e atividades culturais

Os parques municipais desempenham um papel fundamental tanto na preservação ambiental quanto no bem-estar da população na capital paulista. Com 118 parques municipais distribuídos pela cidade – sendo 73 parques urbanos, 25 parques lineares, 06 parques de Orla na Represa de Guarapiranga, 03 parques de Borda na Represa Billings, 05 parques urbanos considerados áreas de preservação (áreas de reserva) e 6 parques naturais.

Entre as áreas que conciliam conservação e uso público, destacam-se os Parques Naturais Municipais (PNMs), que protegem ecossistemas originais ao mesmo tempo em que promovem turismo ecológico e contato direto com a natureza. Os PNMs abertos ao público são a Fazenda do Carmo, Bororé, Itaim, Jaceguava e Varginha.

Além da biodiversidade, que inclui cerca de 500 espécies apenas nos parques urbanos, esses espaços contam com soluções sustentáveis, como telhados verdes e sistemas de escoamento de água em bambu, que favorecem a permeabilidade do solo. A presença de nascentes, lagos, córregos e represas reforça a importância dessas áreas para o equilíbrio ambiental da cidade.

No aspecto social e cultural, os parques oferecem infraestrutura para atividades recreativas, incluindo mirantes, quadras poliesportivas, áreas de convivência, museus, bibliotecas e espaços voltados à arte.

Desde 2021, foram entregues nove parques: quatro na zona centro-oeste; Linear Água-Podre, Augusta- Prefeito Bruno Covas, Princesa Isabel e Linear Sarah, dois na zona leste; Linear Jardim São Francisco e Córrego Itaquera e três na zona sul; Linear Aristocrata, Paraisópolis e Alto da Boa Vista.

“Nesta gestão, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente tem como um dos objetivos inaugurar mais dez novos parques e plantar mais duzentas mil árvores. Essas iniciativas reforçam o compromisso da cidade com a preservação ambiental, promovendo mais qualidade de vida e sustentabilidade para os paulistanos”, explica o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Esses equipamentos promovem a integração da população com a natureza e incentivam a educação ambiental na prática, contribuindo para uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida.  Somente em 2024, os PNMs somaram mais de 41 mil visitantes, com destaque para o Varginha, com mais de 10 mil, e o Itaim, com 16 mil.

Já no último ano, os parques inaugurados na última gestão receberam mais de dois milhões de visitantes. O Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas foi o mais visitado, ultrapassando 1,5 milhões de frequentadores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Entenda como a polícia monitora tornozelados por violência contra a mulher em SP

Iniciativa pioneira do Governo de São Paulo protege vítima...

Carta com visão brasileira sobre COP30 reforça urgência climática

Documento foi apresentado hoje pelo embaixador André Correa O presidente...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Dados são do Ministério da Previdência Social Em 2014, quase...

Entenda como a polícia monitora tornozelados por violência contra a mulher em SP

Iniciativa pioneira do Governo de São Paulo protege vítima e dá atendimento imediato em casos de violação de medidas protetivas As forças de segurança de...

Carta com visão brasileira sobre COP30 reforça urgência climática

Documento foi apresentado hoje pelo embaixador André Correa O presidente e a diretora executiva da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30),...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Dados são do Ministério da Previdência Social Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram afastados do trabalho em razão de episódios depressivos, transtornos de ansiedade,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui