No menu items!
21.2 C
São Paulo
terça-feira, 25 novembro, 2025

Parque público mais antigo da cidade, Jardim da Luz será requalificado com investimento de R$ 20 milhões

Anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes durante as comemorações pelos 200 anos da área

Um dos parques mais frequentados da capital, com 2 milhões de visitantes por ano, o Jardim da Luz receberá obras de restauro e requalificação realizadas pela Prefeitura de São Paulo, com melhorias de acessibilidade, novas entradas, renovação do parquinho e cuidados especiais com as áreas tombadas, preservando a história e aprimorando a experiência de quem vive a cidade.

“Este parque faz aniversário e ganha um grande presente: vamos investir R$ 20 milhões aqui e deixá-lo ainda melhor, com revitalização e restauro, tornando este espaço muito mais bonito”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, lembrou que a área carrega uma grande riqueza histórica. “Este é o sexto parque mais visitado da cidade, um espaço que merecia esse carinho e esse respeito. É na gestão do prefeito Ricardo Nunes, celebrando os 200 anos do parque, que teremos um investimento à altura no parque mais antigo da cidade”, afirmou.

A programação de celebração aconteceu no último domingo (16) contou com apresentações musicais, oficinas, exposição de carros antigos, cortejo performático, entre outras atividades. Uma réplica interativa do antigo bonde, símbolo do cotidiano paulistano no início do século XX, também faz parte da festa.

Inaugurado em 1825 como horto botânico, ainda quando a cidade mal chegava a 20 mil habitantes, o espaço foi o primeiro dedicado ao lazer público de São Paulo. Hoje, já consolidado como um dos principais cartões-postais do centro, recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano e segue entre os mais movimentados da capital: em 2025, é o sexto parque mais frequentado, com 1,5 milhão de visitas registradas até outubro.

A geografia do parque ajuda a explicar o encantamento persistente. São 76.885 metros quadrados — o equivalente a 11 campos de futebol — de alamedas antigas, sombras largas, espelhos d’água, esculturas preservadas e um raro silêncio urbano entre o trem, o museu e o fluxo intenso do Bom Retiro. Entre as árvores, destaca-se a imponente Agathis Robusta, mais velha que o próprio parque, com seus cerca de 40 metros de altura e mais de dois séculos de vida.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Temos o que celebrar no Dia Mundial do Saneamento?

Por Elzio Mistrello Estabelecido pela ONU em 2013 para ampliar...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção...

Temos o que celebrar no Dia Mundial do Saneamento?

Por Elzio Mistrello Estabelecido pela ONU em 2013 para ampliar a conscientização sobre a crise global de saneamento e a necessidade de ações urgentes, o...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou em 91 A participação de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros mais que dobrou desde os anos...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção de biometano na rede A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.