No menu items!
24.9 C
São Paulo
segunda-feira, 25 novembro, 2024

Outros Mandamentos Climáticos

O cientista Antônio Nobre do INPE elaborou dez mandamentos para salvar o clima do planeta. Vimos em artigo anterior os mandamentos: (1) A absorção de carbono em ambientes úmidos, (2) A esponja de água, e (3) O resfriamento do ar. Eis os demais.

(4) Elevação e transporte de calor. A transpiração das plantas captura o calor do ambiente na superfície, armazenando-o em vapor de água que sobe carregado de calor latente.

(5) Aquecimento que se transforma em resfriamento. O gás CO2 na atmosfera retém cerca de 20% do calor emitido pelo planeta, mas o vapor d’água pode reter até 80%. Isso acontece se o vapor permanecer estagnado no ar. No entanto, o vapor na atmosfera condensa-se e libera energia latente, colocando os ventos em movimento e emitindo calor radiante.

(6) Dissipação do calor. O calor radiante liberado durante a condensação do vapor d’água nas camadas altas da atmosfera escapa mais facilmente para o espaço do que o calor emitido pela superfície, pois há menos gases de efeito estufa. O vapor d’água resfria o planeta.

(7) Geração de chuvas e nuvens brancas refletem o sol. O vapor d’água em condensação forma nuvens que precipitam como chuva desde que haja temperatura baixa e partículas no ar que funcionem como sementes de condensação. As árvores liberam gases orgânicos que são importantes fontes de sementes de condensação, fornecendo ingredientes para a formação das chuvas.

Até 70% da radiação solar incidente é refletida de volta ao espaço pelas nuvens brancas que se formam sobre a floresta, sendo o maior fator de resfriamento da Terra por florestas.

(8) Bomba biótica. A condensação do vapor d’água libera parte de sua energia latente, formando e impulsionando correntes de ar de baixa altitude que movem matéria e energia ao redor do globo. Esses movimentos são importantes no transporte de umidade dos oceanos para o interior dos continentes e no transporte de calor das latitudes tropicais para os polos.

(9) Domadoras de tormentas. As copas de florestas densas e irregulares formam uma barreira de vento eficiente, dissipando a energia cinética e evitando circulações energéticas destrutivas.

(10) Clima amigável e seguro. A junção de todos os efeitos mencionados, além de outros serviços ecologicamente mediados pelas florestas, resultará em um clima benéfico e hospitaleiro.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Campanha “Novembro Vem Doar” traz histórias inspiradoras para incentivar doadores de sangue

Iniciativa do Grupo GSH acontece durante todo o mês em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue Quem nunca precisou de transfusão de sangue,...

Mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos são oferecidos pelo Qualifica SP

Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e que morem no estado de São Paulo O Governo do Estado de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui