No menu items!
28.9 C
São Paulo
terça-feira, 16 abril, 2024

Operação Baixas Temperaturas ultrapassa 280 mil atendimentos

Prefeitura de São Paulo também passou a oferecer cuidados aos pets dos moradores em situação de rua


A Operação Baixas Temperaturas (OBT), da Prefeitura de São Paulo, ultrapassou 280 mil atendimentos na manhã da quarta-feira, 5 de julho, segundo balanço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Iniciada em 30 de abril, a OBT tem como objetivo proteger moradores em situação de rua dos efeitos do frio.

Ao todo, foram prestados 281.229 atendimentos, dos quais 45.012 resultaram em acolhimentos. Foram distribuídos 131.261 cobertores, 1.087.849 alimentos (sopa, pão, chocolate quente, chá e água) e aplicadas 3.797 doses de vacina contra a Influenza (gripe) e a Covid-19.

As ações são colocadas em prática sempre que a temperatura ou a sensação térmica atingem 13ºC ou menos na Capital. A operação ocorre diariamente, nos períodos da noite e da madrugada, com a participação de agentes da Smads e das secretarias municipais da Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania, e vai até o dia 30 de setembro.

Os atendimentos são realizados em dez tendas montadas estrategicamente em diferentes regiões da cidade. Todas disponibilizam refeições, cobertores, encaminhamentos para abrigos, atendimento médico e vacinação. Elas funcionam até a elevação das temperaturas, quando são desmobilizadas.

OBT para animais de rua

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da SMS, também oferece atendimento veterinário aos animais da população em situação de rua como parte da Operação Baixas Temperaturas. A iniciativa começou na semana passada, quando 67 animais receberam cuidados nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, em Santana, na zona norte.

Nova ação voltada aos pets será promovida nesta quinta, sexta e sábado, dias 6, 7 e 8 de julho, das 9h às 14h, na Praça da República, na região central. Estarão presentes dois veterinários e quatro agentes de endemias para aplicação de vermífugos, antipulgas e vacinas.

Casos de baixa complexidade são sanados na hora pela equipe, segundo a Prefeitura. Já os que necessitam de atendimento mais complexo são encaminhados a um dos quatro hospitais públicos veterinários da cidade, localizados nas zonas norte, sul, leste e oeste. Os profissionais também verificam se os animais estão castrados e encaminham para a castração, caso o responsável pelo pet autorize.

Saiba com ajudar

A população também pode contribuir com a OBT e ajudar as pessoas em situação de rua. É possível solicitar uma abordagem social pela Central 156, que funciona 24 horas por dia.

A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima, mas é fundamental informar o endereço onde o morador em situação de rua está, citar pontos de referência, características físicas e detalhes sobre a vestimenta para que a ajuda chegue até ele.

Os atendimentos são realizados por equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que respondem aos chamados da Central 156, e também pelas equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) da Smads e do Ampara SP.

Como forma de sensibilizar a população e incentivar que liguem para o 156, a Prefeitura começou a iluminar de azul o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira sempre que a temperatura atinge 13ºC na cidade. Portanto, ao ver a iluminação e identificar pessoa desabrigada na rua, pode acionar a Central.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Capital conta com atividades de empreendedorismo nos coworkings da Prefeitura

A rede Teia oferecerá durante todo o mês palestras,...

IR 2024: aplicativos falsos podem roubar dados de contribuintes

Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas...

Passageiros de SP pagam tarifa mais barata com Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos...

Capital conta com atividades de empreendedorismo nos coworkings da Prefeitura

A rede Teia oferecerá durante todo o mês palestras, cursos, oficinas e diversas outras ações gratuitas para a população Os Teias estão com nova programação...

IR 2024: aplicativos falsos podem roubar dados de contribuintes

Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas de como evitar cair em golpes Com o início da temporada de declaração do Imposto de...

Passageiros de SP pagam tarifa mais barata com Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos de atendimento, é possível economizar até R$ 0,66 por viagem Os passageiros que utilizam o transporte...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui