Veja a cidade:

ONG constrói escola 100% renovável com materiais recicláveis no Tatuapé, Zona Leste

Foi usado 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas


A ONG Mangalô resolveu inovar na sustentabilidade e construir uma escola, inédito na capital paulista, com toda a estrutura feira de madeira refloresta, com paredes e tetos revestidos com chapas e telhas ecológicas, onde foi usado cerca de 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas.

A ONG Mangalô atua com negócios sociais focados na educação, habitação e projetos voluntários, promovendo ações sustentáveis, tendo a construtora EcoLar, empresa alinhada com a sustentabilidade e economia de obras, como um de seus projetos.

A escola, batizada de Mangalô Montessori School, teve em suas obras a redução de 95% de resíduos produzidos, diminuiu cerca de 90% de CO2 soltado na atmosfera e deixou de utilizar até 90% de água, e tudo isso comparado a construções civis aos métodos tradicionais.

Esta produção sustentável não é novidade, é comum encontrar este sistema em páises mais desenvolvivdos, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e nosso vizinho sul-americano Chile. A ideia é ter na prática esses resultados de menos emissão de carbono e menor utilização de matérias-primas, e incluindo as madeiras 100% reflorestadas, o projeto se torna 100% renovável e com tendências de se tornar cada vez mais frequente nas construções civis no futuro.

O que faz a ONG Mangalô ganhar destaque, até internacionalmente, é no fato de haver também telhas e chapas construídas com plástico e alumínio reciclado. Para se ter noção do quanto é um passo gigante na economia brasileira, a Ibaplac é uma tecnologia que faz produtos impermeáveis com garantia de durabilidade e resistência feitos com caixas Longa Vida, embalagens de pasta de dente, canudinhos e outras embalagens de plástico.

E o alumínio utilizado nas telhas também são grandes isolantes térmicos, refletindo os raios ultravioletas, proporcionando uma climatização natural sem a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL VER A CIDADE – ANO 3 – EDIÇÃO 37 – Maio de 2022

https://issuu.com/jornalveracidade/docs/edi_o_ver_a_cidade_21.05.22_web

Educação volta a promover festivais de Xadrez com disputas presenciais

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30...

Realizada audiência pública sobre transporte escolar gratuito

Principal reclamação se deve a questão financeira A CCJ (Comissão...

JORNAL VER A CIDADE – ANO 3 – EDIÇÃO 37 – Maio de 2022

https://issuu.com/jornalveracidade/docs/edi_o_ver_a_cidade_21.05.22_web

Educação volta a promover festivais de Xadrez com disputas presenciais

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30 de junho ocorrem os Festivais de Xadrez na Rede Municipal de Ensino. É a 14ª...

Realizada audiência pública sobre transporte escolar gratuito

Principal reclamação se deve a questão financeira A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa), realizou no sábado (7/5) uma Audiência Pública para debater...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui