No menu items!
16.2 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

ONG constrói escola 100% renovável com materiais recicláveis no Tatuapé, Zona Leste

Foi usado 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas


A ONG Mangalô resolveu inovar na sustentabilidade e construir uma escola, inédito na capital paulista, com toda a estrutura feira de madeira refloresta, com paredes e tetos revestidos com chapas e telhas ecológicas, onde foi usado cerca de 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas.

A ONG Mangalô atua com negócios sociais focados na educação, habitação e projetos voluntários, promovendo ações sustentáveis, tendo a construtora EcoLar, empresa alinhada com a sustentabilidade e economia de obras, como um de seus projetos.

A escola, batizada de Mangalô Montessori School, teve em suas obras a redução de 95% de resíduos produzidos, diminuiu cerca de 90% de CO2 soltado na atmosfera e deixou de utilizar até 90% de água, e tudo isso comparado a construções civis aos métodos tradicionais.

Esta produção sustentável não é novidade, é comum encontrar este sistema em páises mais desenvolvivdos, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e nosso vizinho sul-americano Chile. A ideia é ter na prática esses resultados de menos emissão de carbono e menor utilização de matérias-primas, e incluindo as madeiras 100% reflorestadas, o projeto se torna 100% renovável e com tendências de se tornar cada vez mais frequente nas construções civis no futuro.

O que faz a ONG Mangalô ganhar destaque, até internacionalmente, é no fato de haver também telhas e chapas construídas com plástico e alumínio reciclado. Para se ter noção do quanto é um passo gigante na economia brasileira, a Ibaplac é uma tecnologia que faz produtos impermeáveis com garantia de durabilidade e resistência feitos com caixas Longa Vida, embalagens de pasta de dente, canudinhos e outras embalagens de plástico.

E o alumínio utilizado nas telhas também são grandes isolantes térmicos, refletindo os raios ultravioletas, proporcionando uma climatização natural sem a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos...

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos a esse público Próximo de completar seu primeiro ano, o “Ampara SP” realizou, no dia 3...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui