No menu items!
17 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

ONG constrói escola 100% renovável com materiais recicláveis no Tatuapé, Zona Leste

Foi usado 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas


A ONG Mangalô resolveu inovar na sustentabilidade e construir uma escola, inédito na capital paulista, com toda a estrutura feira de madeira refloresta, com paredes e tetos revestidos com chapas e telhas ecológicas, onde foi usado cerca de 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas.

A ONG Mangalô atua com negócios sociais focados na educação, habitação e projetos voluntários, promovendo ações sustentáveis, tendo a construtora EcoLar, empresa alinhada com a sustentabilidade e economia de obras, como um de seus projetos.

A escola, batizada de Mangalô Montessori School, teve em suas obras a redução de 95% de resíduos produzidos, diminuiu cerca de 90% de CO2 soltado na atmosfera e deixou de utilizar até 90% de água, e tudo isso comparado a construções civis aos métodos tradicionais.

Esta produção sustentável não é novidade, é comum encontrar este sistema em páises mais desenvolvivdos, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e nosso vizinho sul-americano Chile. A ideia é ter na prática esses resultados de menos emissão de carbono e menor utilização de matérias-primas, e incluindo as madeiras 100% reflorestadas, o projeto se torna 100% renovável e com tendências de se tornar cada vez mais frequente nas construções civis no futuro.

O que faz a ONG Mangalô ganhar destaque, até internacionalmente, é no fato de haver também telhas e chapas construídas com plástico e alumínio reciclado. Para se ter noção do quanto é um passo gigante na economia brasileira, a Ibaplac é uma tecnologia que faz produtos impermeáveis com garantia de durabilidade e resistência feitos com caixas Longa Vida, embalagens de pasta de dente, canudinhos e outras embalagens de plástico.

E o alumínio utilizado nas telhas também são grandes isolantes térmicos, refletindo os raios ultravioletas, proporcionando uma climatização natural sem a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui