No menu items!
18.3 C
São Paulo
quinta-feira, 4 dezembro, 2025

ONG constrói escola 100% renovável com materiais recicláveis no Tatuapé, Zona Leste

Foi usado 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas


A ONG Mangalô resolveu inovar na sustentabilidade e construir uma escola, inédito na capital paulista, com toda a estrutura feira de madeira refloresta, com paredes e tetos revestidos com chapas e telhas ecológicas, onde foi usado cerca de 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas.

A ONG Mangalô atua com negócios sociais focados na educação, habitação e projetos voluntários, promovendo ações sustentáveis, tendo a construtora EcoLar, empresa alinhada com a sustentabilidade e economia de obras, como um de seus projetos.

A escola, batizada de Mangalô Montessori School, teve em suas obras a redução de 95% de resíduos produzidos, diminuiu cerca de 90% de CO2 soltado na atmosfera e deixou de utilizar até 90% de água, e tudo isso comparado a construções civis aos métodos tradicionais.

Esta produção sustentável não é novidade, é comum encontrar este sistema em páises mais desenvolvivdos, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e nosso vizinho sul-americano Chile. A ideia é ter na prática esses resultados de menos emissão de carbono e menor utilização de matérias-primas, e incluindo as madeiras 100% reflorestadas, o projeto se torna 100% renovável e com tendências de se tornar cada vez mais frequente nas construções civis no futuro.

O que faz a ONG Mangalô ganhar destaque, até internacionalmente, é no fato de haver também telhas e chapas construídas com plástico e alumínio reciclado. Para se ter noção do quanto é um passo gigante na economia brasileira, a Ibaplac é uma tecnologia que faz produtos impermeáveis com garantia de durabilidade e resistência feitos com caixas Longa Vida, embalagens de pasta de dente, canudinhos e outras embalagens de plástico.

E o alumínio utilizado nas telhas também são grandes isolantes térmicos, refletindo os raios ultravioletas, proporcionando uma climatização natural sem a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Segurança no trânsito: cuidados essenciais para quem dirige em São Paulo

Capital paulista teve 1.031 fatalidades no ano passado, o...

Mudanças climáticas representam risco crescente de calor extremo em casas populares

Simulações foram feitas para Manaus e Florianópolis As habitações populares...

Por que a geração que prometia viver até os 100 anos está adoecendo mais cedo?

Avanço da doença em adultos jovens exige novas estratégias...

Segurança no trânsito: cuidados essenciais para quem dirige em São Paulo

Capital paulista teve 1.031 fatalidades no ano passado, o maior índice em nove anos As mortes no trânsito paulista cresceram 15% em 2024 e chegaram...

Mudanças climáticas representam risco crescente de calor extremo em casas populares

Simulações foram feitas para Manaus e Florianópolis As habitações populares no Brasil devem enfrentar calor interno extremo devido às mudanças climáticas, colocando em risco a...

Por que a geração que prometia viver até os 100 anos está adoecendo mais cedo?

Avanço da doença em adultos jovens exige novas estratégias de prevenção, diagnóstico e cuidado Entre reuniões por videoconferência, treinos na academia e a busca constante...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.