No menu items!
22.5 C
São Paulo
terça-feira, 10 dezembro, 2024

Onda de recuperação de prédios antigos ganha força no Centro de SP

Construções subutilizadas viram moradia e impulsionam transformação no centro


O centro tem imenso potencial para ser uma das maiores referências em cultura, habitação e infraestrutura urbana do país. Para acelerar esse movimento, a Prefeitura tem anunciado iniciativas em diversas frentes, seja para atrair novos moradores à região como qualificar a vida de quem já vive no centro.

A aprovação de um amplo plano urbanístico decorrente do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central em setembro e a regulamentação de um programa de Retrofit elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) são medidas tomadas pelo Município para a transformação da região central.

Os desafios são muitos, mas, com o incentivo da Prefeitura, empresas do segmento habitacional estão recuperando prédios antigos e em desuso em unidades habitacionais modernas e seguras para estimular a ocupação do centro da cidade.

A Prefeitura sancionou em 2021 uma série de incentivos fiscais e edilícios específicos para retrofit na região central por meio do Programa Requalifica Centro.

Localizado na região da Praça da Bandeira, o Edifício Maria Magdalena, tem hoje 28 apartamentos, duas lojas e fachada ativa. Ele é um dos casos de imóveis abandonados que foram totalmente recuperados. A construção passou por um profundo processo de modernização pela empresa Ilion Partners e entregue em 2022.

“Compramos o edifício em condições precárias de conservação e agora devolvemos com uma ótima estrutura para a cidade. O retrofit da edificação permitiu um pouco de luz para a região e o imóvel tem atraído um público muito diversificado, que abraçou fortemente o projeto”, conta Maxime Barkatz, sócio fundador da Ilion Partners.

Outro objetivo desse segmento é entregar unidades habitacionais com preços acessíveis e para públicos diversos. O co-fundador da empresa Somaúma, Marcelo Falcão, explica que a intenção dos investimentos é transformar o centro em uma área mais plural e democrática.

“Estamos olhando para a cidade e falando de qualidade de vida. A ideia é trazer pessoas para a região central, mas pessoas de diferentes classes, para que todas elas possam usufruir da estrutura urbana da cidade”, explica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O setor industrial espera mais sustentabilidade e inovação em 2025

Nos últimos anos, o setor industrial passou por mudanças...

Deficiência significativa atinge uma em cada seis pessoas no mundo

Alerta é da Organização Mundial da Saúde A Organização Mundial...

Licenciamento 2024 chega ao fim em dezembro com placas de final 0 no estado de SP

Conduzir veículo não licenciado é uma das maiores causas...

O setor industrial espera mais sustentabilidade e inovação em 2025

Nos últimos anos, o setor industrial passou por mudanças significativas, impulsionadas pela digitalização e pela adoção de tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT)...

Deficiência significativa atinge uma em cada seis pessoas no mundo

Alerta é da Organização Mundial da Saúde A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo vivam com...

Licenciamento 2024 chega ao fim em dezembro com placas de final 0 no estado de SP

Conduzir veículo não licenciado é uma das maiores causas de multa no estado; calendário vai até 30 de dezembro Veículos com placas de final 0...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui