No menu items!
20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

Onda de recuperação de prédios antigos ganha força no Centro de SP

Construções subutilizadas viram moradia e impulsionam transformação no centro


O centro tem imenso potencial para ser uma das maiores referências em cultura, habitação e infraestrutura urbana do país. Para acelerar esse movimento, a Prefeitura tem anunciado iniciativas em diversas frentes, seja para atrair novos moradores à região como qualificar a vida de quem já vive no centro.

A aprovação de um amplo plano urbanístico decorrente do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central em setembro e a regulamentação de um programa de Retrofit elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) são medidas tomadas pelo Município para a transformação da região central.

Os desafios são muitos, mas, com o incentivo da Prefeitura, empresas do segmento habitacional estão recuperando prédios antigos e em desuso em unidades habitacionais modernas e seguras para estimular a ocupação do centro da cidade.

A Prefeitura sancionou em 2021 uma série de incentivos fiscais e edilícios específicos para retrofit na região central por meio do Programa Requalifica Centro.

Localizado na região da Praça da Bandeira, o Edifício Maria Magdalena, tem hoje 28 apartamentos, duas lojas e fachada ativa. Ele é um dos casos de imóveis abandonados que foram totalmente recuperados. A construção passou por um profundo processo de modernização pela empresa Ilion Partners e entregue em 2022.

“Compramos o edifício em condições precárias de conservação e agora devolvemos com uma ótima estrutura para a cidade. O retrofit da edificação permitiu um pouco de luz para a região e o imóvel tem atraído um público muito diversificado, que abraçou fortemente o projeto”, conta Maxime Barkatz, sócio fundador da Ilion Partners.

Outro objetivo desse segmento é entregar unidades habitacionais com preços acessíveis e para públicos diversos. O co-fundador da empresa Somaúma, Marcelo Falcão, explica que a intenção dos investimentos é transformar o centro em uma área mais plural e democrática.

“Estamos olhando para a cidade e falando de qualidade de vida. A ideia é trazer pessoas para a região central, mas pessoas de diferentes classes, para que todas elas possam usufruir da estrutura urbana da cidade”, explica.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio para muitos jovens brasileiros já que a falta de experiência, junto com as altas exigências...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.