No menu items!
20.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe jornada indígena do povo Kariri-Xocó

Rodas de conversas com a participação do povo indígena da cidade de Porto Real do Colégio (AL) serão veiculadas em canal on-line das Oficinas Culturais


Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada no distrito de Itaquera, em São Paulo, recebe atividades focadas na cultura do povo Kariri-Xocó, no mês de outubro. O local faz parte de Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – e oferece programação gratuita para a fruição e formação artística.

O público interessado pela contribuição do Kariri-Xocó, povo indígena da cidade de Porto Real do Colégio (AL), poderá participar de diversos encontros da Jornada Kariri- Xocó, no formato de lives e que serão veiculados no canal de YouTube das Oficinas Culturais. Não é necessária inscrição para participar.

Roda de conversa com Toré inicia esta agenda, no dia 7 de outubro, a partir das 15h, com a condução de Pawanã Crody, integrante da comunidade. Diversos elementos da cultura serão compartilhados por indígenas deste povo, como uma troca de saberes, e o destaque para o toré (manifestação com cantos e danças rituais).

No dia 9 de outubro, sábado, das 10h30 às 12h30, também com a coordenação de Pawanã Crody, ocorre a Conversa sobre o Rio São Francisco/Opará. A partir da exibição de vídeos anteriormente produzidos no rio Opará (conhecido por rio São Francisco), o grupo vai abordar as relações que estabelece com o rio, vivendo às margens deste espaço, e a atual realidade deste ser vivo, apontando noções próprias sobre natureza e meio ambiente.

Brincadeiras Kariri-Xocó será uma atividade no dia 14 de outubro, quinta-feira, das 15h às 17h, quando os indígenas deste povo irão partilhar atividades divertidas e ligadas ao lazer. A mediação será de Moara Tupinambá, artivista visual e curadora de Mairi do Pará, no Belém do Pará, descendente dos povos nativos tapajowaras.

Moara também vai mediar a Conversa com mulheres Kariri-Xocó no dia 16/10, sábado, das 10h30 às 12h30, com a presença de mulheres de diferentes gerações deste povo. Aspectos do modo de vida, pensamento e cosmovisão serão apresentados, com abertura para comentários e perguntas do público.

Para conhecer toda a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa ou o +Cultura.

Serviço:

Jornada Kariri- Xocó

Plataforma: YouTube Oficinas culturais
Sem necessidade de inscrição.

Roda de conversa com Toré
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody.
7/10 – quinta-feira – 15h às 17h

Conversa sobre o Rio São Francisco/Opará
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody. Mediação: Juão Nyn.
9/10 – sábado – 10h30 às 12h30

Brincadeiras Kariri-Xocó
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody.
Mediação: Moara Tupinambá.
14/10 – quinta-feira – 15h às 17h

Conversa com mulheres Kariri-Xocó
Com: Mulheres do povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas). Mediação: Moara Tupinambá.
16/10 – sábado – 10h30 às 12h30

—-
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 15h. (Permanência máxima de 45 minutos). Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do whatsapp: (11) 2205-5180. Mais detalhes sobre os protocolos podem ser conferidos no site .


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando 98 km em toda a cidade, ainda neste mês de abril A Prefeitura de São Paulo,...

Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para garantir investimentos na produção de moradia em São Paulo

A iniciativa busca atender às necessidades da população de menor renda e sem acesso à casa própria A Prefeitura Municipal de São Paulo por meio...

ARTIGO | Cinco gerações diferentes na força de trabalho: o que poderia dar errado?

Uma fascinante convergência está acontecendo nos escritórios. Pela primeira vez, existem cinco gerações distintas no mesmo ambiente de trabalho: baby boomers, geração X, millennials,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui