No menu items!
20.3 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe jornada indígena do povo Kariri-Xocó

Rodas de conversas com a participação do povo indígena da cidade de Porto Real do Colégio (AL) serão veiculadas em canal on-line das Oficinas Culturais


Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada no distrito de Itaquera, em São Paulo, recebe atividades focadas na cultura do povo Kariri-Xocó, no mês de outubro. O local faz parte de Oficinas Culturais – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – e oferece programação gratuita para a fruição e formação artística.

O público interessado pela contribuição do Kariri-Xocó, povo indígena da cidade de Porto Real do Colégio (AL), poderá participar de diversos encontros da Jornada Kariri- Xocó, no formato de lives e que serão veiculados no canal de YouTube das Oficinas Culturais. Não é necessária inscrição para participar.

Roda de conversa com Toré inicia esta agenda, no dia 7 de outubro, a partir das 15h, com a condução de Pawanã Crody, integrante da comunidade. Diversos elementos da cultura serão compartilhados por indígenas deste povo, como uma troca de saberes, e o destaque para o toré (manifestação com cantos e danças rituais).

No dia 9 de outubro, sábado, das 10h30 às 12h30, também com a coordenação de Pawanã Crody, ocorre a Conversa sobre o Rio São Francisco/Opará. A partir da exibição de vídeos anteriormente produzidos no rio Opará (conhecido por rio São Francisco), o grupo vai abordar as relações que estabelece com o rio, vivendo às margens deste espaço, e a atual realidade deste ser vivo, apontando noções próprias sobre natureza e meio ambiente.

Brincadeiras Kariri-Xocó será uma atividade no dia 14 de outubro, quinta-feira, das 15h às 17h, quando os indígenas deste povo irão partilhar atividades divertidas e ligadas ao lazer. A mediação será de Moara Tupinambá, artivista visual e curadora de Mairi do Pará, no Belém do Pará, descendente dos povos nativos tapajowaras.

Moara também vai mediar a Conversa com mulheres Kariri-Xocó no dia 16/10, sábado, das 10h30 às 12h30, com a presença de mulheres de diferentes gerações deste povo. Aspectos do modo de vida, pensamento e cosmovisão serão apresentados, com abertura para comentários e perguntas do público.

Para conhecer toda a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa ou o +Cultura.

Serviço:

Jornada Kariri- Xocó

Plataforma: YouTube Oficinas culturais
Sem necessidade de inscrição.

Roda de conversa com Toré
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody.
7/10 – quinta-feira – 15h às 17h

Conversa sobre o Rio São Francisco/Opará
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody. Mediação: Juão Nyn.
9/10 – sábado – 10h30 às 12h30

Brincadeiras Kariri-Xocó
Com: Povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas) e condução do Pawanã Crody.
Mediação: Moara Tupinambá.
14/10 – quinta-feira – 15h às 17h

Conversa com mulheres Kariri-Xocó
Com: Mulheres do povo Kariri-Xocó, da cidade de Porto Real do Colégio (Alagoas). Mediação: Moara Tupinambá.
16/10 – sábado – 10h30 às 12h30

—-
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 11h às 15h. (Permanência máxima de 45 minutos). Para agendar sua visita entre em contato, com o mínimo de antecedência de 24h, através do whatsapp: (11) 2205-5180. Mais detalhes sobre os protocolos podem ser conferidos no site .


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos...

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos a esse público Próximo de completar seu primeiro ano, o “Ampara SP” realizou, no dia 3...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui