No menu items!
11.1 C
São Paulo
sexta-feira, 13 junho, 2025

Mercado digital é oportunidade para internacionalização na América Latina

As OTAs estão imprimindo um forte crescimento no mercado de viagens na América Latina, com México e Brasil à frente e com grande protagonismo do turismo doméstico, sobretudo quando se trata de marketplaces de viagens de ônibus.

O turismo doméstico é fortemente influenciado pelo ambiente econômico desafiador, que tem tornado as viagens de curta distância, com mais frequência e relação custo-benefício satisfatória, importante alternativa para o turismo de lazer e de negócios.

Soma-se a isso o fato do setor digital na América Latina manter uma trajetória ascendente e de crescimento acumulado. Somente no Brasil estima-se um crescimento acumulado de 59,6% entre 2023 e 2027, ritmo que supera o do varejo como um todo e evidencia uma mudança nos padrões de consumo para o ambiente online. O Brasil já é considerado o principal país da América Latina em movimentação financeira no e-commerce.

Se Brasil e México lideram em velocidade do crescimento e transações no mercado digital da região, também lideram como maiores mercados de viagens, sendo o México uma potência na atração de turistas internacionais. Com a variação dos preços das passagens aéreas, os turistas tanto abandonam as viagens para o exterior como os voos domésticos, por isso o destaque para os destinos nacionais, para a busca pela diversificação de destinos turísticos e interesse crescente pelas viagens de ônibus.

São essas condições que sustentam o apetite das OTAs pelos mercados da América Latina e processos de expansão como do Grupo Quero Passagem na região, com a aquisição de empresas como La Terminal na Costa Rico e a investir e desembarcar no México com a marca Viajo Mucho. A oferta de viagens de ônibus online é um serviço que tem terreno fértil na região, dada a alta capilaridade para grandes cidades e pequenas comunidades, acompanhando não só as necessidades e ritmos econômico local como também a baixa cobertura de players consolidados, o desenvolvimento de novas rotas turśiticas, tanto culturais como naturais e novos circuitos gastronômicos.

O mercado digital na América Latina, em especial em países da América Central, traz desafios como o alto índice de perdas por fraudes e baixa bancarização, que impactam diretamente na confiança e na acessibilidade de serviços digitais financeiros.

Os vínculos genuínos que as OTAs podem criar com os consumidores da América Latina, também é um passo importante que as marcas buscam estabelecer, tanto para reforçar o orgulho do pertencimento como o potencial da região para chamar a atenção no cenário internacional.

Quando um grupo como a Quero Passagem, olha para a internacionalização também olha para os desafios de um ecossistema diverso na região e para o posicionamento de soluções para um mercado digital de turismo promissor.

Lukasz Gieranczyk, CEO da Quero Passagem, marketplace de passagens rodoviárias que conecta viajantes a mais de 5 mil destinos no Brasil.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Dores aumentam no inverno? Entenda os efeitos do frio no corpo dos mais velhos

Por Alexandre Peres Com a chegada do inverno, é comum...

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores e desafia o RH

Pesquisa indica que 17% dos brasileiros temem ser substituídos...

Hospital do Servidor Estadual de SP tem nova máquina de ressonância magnética que realiza exames 50% mais rápido

A expectativa é dobrar a quantidade de ressonâncias magnéticas realizadas O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo conta com nova máquina de...

Dores aumentam no inverno? Entenda os efeitos do frio no corpo dos mais velhos

Por Alexandre Peres Com a chegada do inverno, é comum ouvir relatos de pessoas mais velhas dizendo que “o corpo dói mais” ou que “as...

Medo de substituição por IA pressiona saúde mental dos trabalhadores e desafia o RH

Pesquisa indica que 17% dos brasileiros temem ser substituídos pela IA em seus empregos O avanço acelerado da inteligência artificial no ambiente corporativo tem desencadeado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.