As OTAs estão imprimindo um forte crescimento no mercado de viagens na América Latina, com México e Brasil à frente e com grande protagonismo do turismo doméstico, sobretudo quando se trata de marketplaces de viagens de ônibus.
O turismo doméstico é fortemente influenciado pelo ambiente econômico desafiador, que tem tornado as viagens de curta distância, com mais frequência e relação custo-benefício satisfatória, importante alternativa para o turismo de lazer e de negócios.
Soma-se a isso o fato do setor digital na América Latina manter uma trajetória ascendente e de crescimento acumulado. Somente no Brasil estima-se um crescimento acumulado de 59,6% entre 2023 e 2027, ritmo que supera o do varejo como um todo e evidencia uma mudança nos padrões de consumo para o ambiente online. O Brasil já é considerado o principal país da América Latina em movimentação financeira no e-commerce.
Se Brasil e México lideram em velocidade do crescimento e transações no mercado digital da região, também lideram como maiores mercados de viagens, sendo o México uma potência na atração de turistas internacionais. Com a variação dos preços das passagens aéreas, os turistas tanto abandonam as viagens para o exterior como os voos domésticos, por isso o destaque para os destinos nacionais, para a busca pela diversificação de destinos turísticos e interesse crescente pelas viagens de ônibus.
São essas condições que sustentam o apetite das OTAs pelos mercados da América Latina e processos de expansão como do Grupo Quero Passagem na região, com a aquisição de empresas como La Terminal na Costa Rico e a investir e desembarcar no México com a marca Viajo Mucho. A oferta de viagens de ônibus online é um serviço que tem terreno fértil na região, dada a alta capilaridade para grandes cidades e pequenas comunidades, acompanhando não só as necessidades e ritmos econômico local como também a baixa cobertura de players consolidados, o desenvolvimento de novas rotas turśiticas, tanto culturais como naturais e novos circuitos gastronômicos.
O mercado digital na América Latina, em especial em países da América Central, traz desafios como o alto índice de perdas por fraudes e baixa bancarização, que impactam diretamente na confiança e na acessibilidade de serviços digitais financeiros.
Os vínculos genuínos que as OTAs podem criar com os consumidores da América Latina, também é um passo importante que as marcas buscam estabelecer, tanto para reforçar o orgulho do pertencimento como o potencial da região para chamar a atenção no cenário internacional.
Quando um grupo como a Quero Passagem, olha para a internacionalização também olha para os desafios de um ecossistema diverso na região e para o posicionamento de soluções para um mercado digital de turismo promissor.
Lukasz Gieranczyk, CEO da Quero Passagem, marketplace de passagens rodoviárias que conecta viajantes a mais de 5 mil destinos no Brasil.
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