No menu items!
16.3 C
São Paulo
quinta-feira, 18 setembro, 2025

Mercado digital é oportunidade para internacionalização na América Latina

As OTAs estão imprimindo um forte crescimento no mercado de viagens na América Latina, com México e Brasil à frente e com grande protagonismo do turismo doméstico, sobretudo quando se trata de marketplaces de viagens de ônibus.

O turismo doméstico é fortemente influenciado pelo ambiente econômico desafiador, que tem tornado as viagens de curta distância, com mais frequência e relação custo-benefício satisfatória, importante alternativa para o turismo de lazer e de negócios.

Soma-se a isso o fato do setor digital na América Latina manter uma trajetória ascendente e de crescimento acumulado. Somente no Brasil estima-se um crescimento acumulado de 59,6% entre 2023 e 2027, ritmo que supera o do varejo como um todo e evidencia uma mudança nos padrões de consumo para o ambiente online. O Brasil já é considerado o principal país da América Latina em movimentação financeira no e-commerce.

Se Brasil e México lideram em velocidade do crescimento e transações no mercado digital da região, também lideram como maiores mercados de viagens, sendo o México uma potência na atração de turistas internacionais. Com a variação dos preços das passagens aéreas, os turistas tanto abandonam as viagens para o exterior como os voos domésticos, por isso o destaque para os destinos nacionais, para a busca pela diversificação de destinos turísticos e interesse crescente pelas viagens de ônibus.

São essas condições que sustentam o apetite das OTAs pelos mercados da América Latina e processos de expansão como do Grupo Quero Passagem na região, com a aquisição de empresas como La Terminal na Costa Rico e a investir e desembarcar no México com a marca Viajo Mucho. A oferta de viagens de ônibus online é um serviço que tem terreno fértil na região, dada a alta capilaridade para grandes cidades e pequenas comunidades, acompanhando não só as necessidades e ritmos econômico local como também a baixa cobertura de players consolidados, o desenvolvimento de novas rotas turśiticas, tanto culturais como naturais e novos circuitos gastronômicos.

O mercado digital na América Latina, em especial em países da América Central, traz desafios como o alto índice de perdas por fraudes e baixa bancarização, que impactam diretamente na confiança e na acessibilidade de serviços digitais financeiros.

Os vínculos genuínos que as OTAs podem criar com os consumidores da América Latina, também é um passo importante que as marcas buscam estabelecer, tanto para reforçar o orgulho do pertencimento como o potencial da região para chamar a atenção no cenário internacional.

Quando um grupo como a Quero Passagem, olha para a internacionalização também olha para os desafios de um ecossistema diverso na região e para o posicionamento de soluções para um mercado digital de turismo promissor.

Lukasz Gieranczyk, CEO da Quero Passagem, marketplace de passagens rodoviárias que conecta viajantes a mais de 5 mil destinos no Brasil.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do...

Polícia Militar de SP tem 2.200 vagas abertas; veja como será o concurso

Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo A Polícia Militar de São Paulo abriu concurso público para...

Segurança alimentar e nutricional é pauta na 15ª edição da Virada Sustentável

O evento acontece entre os dias 17 a 21 de setembro e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo Criada em 2011, a...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do 6º ao 9º ano Os chamados anos finais do ensino fundamental – que compreendem o 6º,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.