No menu items!
17.8 C
São Paulo
quinta-feira, 4 dezembro, 2025

Memorial da América Latina exibirá caricaturas gigantes de artistas modernistas da Semana de 22

A partir de 13 de fevereiro, os visitantes podem conferir diversos artistas Latino-Americanos que contribuíram para a arte modernista no início do século XX


O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 pode ser vista sob outras perspectivas, com bom humor, claro! O Memorial da América Latina abrirá aos olhos do público no dia 13 de fevereiro a exposição de 16 caricaturas de artistas envolvidos na Semana de 22.

Localizado nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, as obras tem curadoria de José Alberto Lovetro, conhecido como Jal. As caricaturas são gigantes e servem para homenagear aqueles que participaram e contribuíram com as ideias modernistas da América Latina.

As caricaturas são obras do artista Luiz Carlos Fernandes, natural da cidade de Avaré, interior de SP, que possui uma longa carreira premiada, com mais de 70 prêmios de artes gráficas pelo Brasil e no mundo.

As caricaturas retraram: Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Villa-Lobos, Antonieta Santos Feio, Giomar Novaes, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Pagu.

As caricaturas envolvem, não somente quem participou da Semana de 22, mas também contempla artistas Latino-Americanos que fazem parte do modernismo.

A entrada é gratuita e em cada ‘retrato’ contará também com uma mini-biografiacontando um pouquinho sobre cada autor e porque ele está no “seleto clube dos modernistas que se tornaram caricatura”.

A data de 13 de fevereiro marca também o dia da abertura do centenário da Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Segurança no trânsito: cuidados essenciais para quem dirige em São Paulo

Capital paulista teve 1.031 fatalidades no ano passado, o...

Mudanças climáticas representam risco crescente de calor extremo em casas populares

Simulações foram feitas para Manaus e Florianópolis As habitações populares...

Por que a geração que prometia viver até os 100 anos está adoecendo mais cedo?

Avanço da doença em adultos jovens exige novas estratégias...

Segurança no trânsito: cuidados essenciais para quem dirige em São Paulo

Capital paulista teve 1.031 fatalidades no ano passado, o maior índice em nove anos As mortes no trânsito paulista cresceram 15% em 2024 e chegaram...

Mudanças climáticas representam risco crescente de calor extremo em casas populares

Simulações foram feitas para Manaus e Florianópolis As habitações populares no Brasil devem enfrentar calor interno extremo devido às mudanças climáticas, colocando em risco a...

Por que a geração que prometia viver até os 100 anos está adoecendo mais cedo?

Avanço da doença em adultos jovens exige novas estratégias de prevenção, diagnóstico e cuidado Entre reuniões por videoconferência, treinos na academia e a busca constante...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.