Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas de como evitar cair em golpes
Com o início da temporada de declaração do Imposto de Renda, golpes se tornam mais frequentes em um cenário de ameaças cibernéticas que tem se agravado nos últimos anos.
Após poucos dias da abertura, a Receita Federal emitiu um alerta sobre aplicativos falsos — muitos similares ao legítimo do órgão e capazes de roubarem os dados — circulando nas lojas dos dispositivos.
Os criminosos usam esses dados e fica mais difícil comprovar que não foi a própria pessoa quem efetuou uma transação ou autorizou uma compra, por exemplo. Apesar da sazonalidade, esse movimento ocorre no ano todo.
Os dados mais suscetíveis são números de cartões de crédito, senhas, dados bancários, informações de identificação pessoal (como CPF e RG), além de detalhes de contas de e-mail e redes sociais.
Como se proteger dos golpes
Para se prevenir em casos como os de aplicativos falsos, que passam muitas vezes despercebidos, confira cuidados que podem ser tomados antes de baixar o aplicativo:
- Atente-se ao desenvolvedor do aplicativo
- Atente-se ao número de downloads realizados
- Veja quantas avaliações tem
Outros casos de golpe envolvem supostas promoções ou prêmios que envolvem ganhos financeiros, mas que, na verdade, roubam as informações que os criminosos precisam.
Caso a pessoa se depare com uma dessas ações, a recomendação é a de não clicar em nenhum link recebido e fazer todos os processos no site ou aplicativo oficial da Receita.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]