Os aprovados ganharão auxílio de R$ 30 mil para fomentar agricultura sustentável
A Prefeitura de São Paulo, através do programa Sampa+Rural – Acelerando Hortas, está impulsionando produções agrícolas na capital e fomentando o agricultor da cidade grande.
O objetivo do programa é fomentar economicamente em um aporte financeiro de R$ 30 mil para auxiliar na solução de problemas específicos e aplicação de tecnologias. Com isso, a prefeitura irá selecionar até 20 organizações que promovam Espaços de Práticas Agrícolas (EPAs).
O programa é coordenado pela Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Segundo a entidade, 28% do território da cidade de São Paulo são de áreas agrícolas.
“A prefeitura de São Paulo tem como objetivo apoiar os pequenos negócios, principalmente os de regiões mais afastadas e vulneráveis. O programa chega para fomentar e fortalecer as entidades que atuam no setor, pensando especialmente na promoção do acesso à alimentação saudável para as periferias da cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
O Sampa+Rural também como objetivo alimentar a população com produtos colhidos de maneira mais saudável e natural; estimular práticas sustentáveis por meio de tecnologias que caminham lado a lado com o meio ambiente, fomentando a geração de renda e maior capacidade de produção dos agricultores.
Os agricultores e donos de áreas verdes que desejam participar do Programa Sampa+Rural devem estar presentes em locais onde acontecem atividades sociais de cultivo, produção e processamento de gêneros alimentícios ou não alimentícios. As propostas devem ser enviadas por entidades privadas sem fins lucrativos e sociedades cooperativas.
Cada organização pode inscrever até três espaços por proposta e apresentar uma solução para um problema real enfrentado e que possa ser solucionado através do incentivo financeiro ou de tecnologias.
Os projetos aprovados deverão garantir a realização de atividades de impacto positivo na comunidade local que contribuam para a redução da vulnerabilidade populacional, a promoção de inclusão socioeconômica; a promoção de sistema alimentares sustentáveis; ações com a comunidade local e realização de práticas ambientais.
As inscrições podem ser feitas até dia 3 de março através do site www.adesampa.com.br/hortasurbanas.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]