No menu items!
27.8 C
São Paulo
segunda-feira, 29 dezembro, 2025

Inadimplência em condomínios cresce no País

Renegociação de contratos e uso de tecnologias ajudam a equilibrar o caixa e manter a qualidade no condomínio

Manter um condomínio funcionando não é barato e a inadimplência agrava o problema: quando muitos deixam de pagar, os adimplentes precisam cobrir o rombo no caixa com taxas extras. O número de protestos por dívidas condominiais mais que triplicou nos últimos quatro anos no Brasil. Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), foram 4.885 registros em 2020, contra 15.320 em 2024, uma alta de mais de 200%. No primeiro trimestre de 2025, já foram contabilizados 6.266 protestos por inadimplência.

Para lidar com um cenário de recursos escassos, síndicos têm adotado medidas estratégicas para cortar gastos sem afetar a qualidade dos serviços. Renegociar contratos com fornecedores e revisar periodicamente o orçamento são práticas cada vez mais comuns. “Investir em manutenção preventiva e adotar tecnologias como portaria remota, sensores inteligentes ou gestão digital também têm mostrado bons resultados na redução de custos”, afirma Mayhara Magley, CEO da Advance Garantidora, a partir de um levantamento entre as dezenas de condomínios que a empresa atende.

A manutenção preventiva evita despesas emergenciais mais caras. Um exemplo prático é a revisão do sistema hidráulico, que pode prevenir vazamentos que exigiriam trocas de tubulações, pintura e até mesmo ressarcimentos. O mesmo vale para elevadores e portões automáticos, cuja manutenção regular reduz panes e chamadas emergenciais.

Além da contenção de gastos, o uso inteligente dos recursos também passa pelo incentivo ao consumo consciente de água e energia por parte dos moradores. “Educar os condôminos financeiramente é uma estratégia importante para evitar inadimplência e promover um ambiente mais sustentável no condomínio”, complementa Mayhara.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período Fim de ano é tempo de festas e...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.