No menu items!
23.7 C
São Paulo
sexta-feira, 24 janeiro, 2025

Família e rede de apoio: pilares essenciais na construção da autoestima de crianças com transtornos específicos da aprendizagem

Instituto ABCD aborda o papel dos familiares no desenvolvimento de crianças com dislexia, e sugere estratégias para melhorar o dia a dia e aumentar a confiança dos pequenos


O papel da família e da rede de apoio no processo de aprendizagem e na construção da autoimagem de crianças com transtornos específicos da aprendizagem, como a dislexia, é de extrema importância. Crianças com essa condição enfrentam, frequentemente, barreiras em suas jornadas educacionais, podendo fazer com que se sintam menos capazes do que seus colegas, afetando negativamente sua autoestima e autoimagem.

Segundo um levantamento da Cisco e do Instituto IT Mídia, em conjunto com o Instituto ABCD, 80% das crianças e jovens com dislexia enfrentam tristeza, ansiedade e/ou baixa autoestima – porcentagem muito superior aos dados gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam algum problema de saúde mental em 20% das crianças e adolescentes.

Cada criança é única e suas necessidades também. No entanto, uma coisa é comum a todas: o papel insubstituível e fundamental que a família ocupa em sua vida e na construção de sua autoestima.

O Instituto ABCD, organização social sem fins lucrativos que se dedica a promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, listou de que maneiras a família pode contribuir para a construção da autoestima de suas crianças com transtornos de aprendizagem:

Apoie sempre: Lembre-se de que a criança ou adolescente com dislexia precisa de acolhimento e suporte para enfrentar e superar as barreiras que lhe são impostas cotidianamente.

Valorize os acertos: Para quem tem dislexia é muito comum que sempre tenha um adulto indicando seus erros. Seja aquele que ressalta os avanços ao invés de enfatizar suas dificuldades.

Use uma comunicação acolhedora: Promover um ambiente onde as crianças se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e preocupações é essencial para o seu desenvolvimento emocional.
 

Conheça a dislexia: Os membros da família devem se informar sobre os transtornos da aprendizagem específicos para conseguir apoiar o tratamento e auxiliar a criança na escola.

Promova a sensação de sucesso: Dê oportunidades para a criança realizar atividades de que gosta e nas quais tem sucesso.

Seja parceiro da escola: Mantenha a comunicação com os professores e com a escola para garantir que a criança tenha os suportes necessários para aprender. A Lei 14.254/21 assegura o acompanhamento integral e específico de educandos com dislexia e outros transtornos da aprendizagem nas escolas.

Uma rede de apoio amorosa, bem informada e acolhedora cria um ambiente propício para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, independentemente de suas habilidades e desafios individuais.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda,...

Animais marinhos ingerem microplástico na Antártida desde os anos 1980, segundo estudo

Pesquisa da USP analisou o sistema digestório de organismos coletados em águas profundas ao redor do continente e encontrou microdetritos em quase um terço...

Primeiro vídeoclipe da banda cusqueña Ñutúrunas é lançado oficialmente

Clipe da música És para Ti, conta a história de uma desilusão amorosa No último domingo (12), a banda cusqueña Ñuturunas lançou seu primeiro vídeo...

Saiba como solicitar a castração de animais no município de São Paulo

Castração pode ser através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui