No menu items!
17.2 C
São Paulo
segunda-feira, 14 outubro, 2024

Etec de Piedade cria jogo sobre cultura do “cancelamento”

Jogadores são desafiados a refletir sobre o ambiente, por vezes tóxico, da internet; projeto participou da edição de 2021 da Feteps e ficou entre finalistas


Para incentivar o debate sobre o comportamento dos internautas e alertar os jovens para os riscos das redes sociais, alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Piedade desenvolveram o jogo de tabuleiro Cancelado!

O desafio das estudantes do segundo ano do curso técnico de Administração integrado ao Médio (Novotec/M-Tec) Larissa Ramos e Heloisa Machado foi desenvolver um jogo lúdico e, de forma recreativa, mostrar como ter atitudes positivas e contribuir para um ambiente digital mais saudável.

Composto por um tabuleiro, quatro baralhos, 84 cartas, dois dados e quatro peões, o jogo estabelece que cada competidor lance os dados e escolha uma carta. Cada carta simula algumas situações de risco comuns nas redes sociais como discursos de ódio, cyberbulliyng, preconceitos e fake news. De acordo com a sorte dos dados e a estratégia do jogador, ele avança em direção à vitória na partida ou retrocede e pode ser “cancelado”. Trata-se de um paralelo com a cultura do cancelamento na internet, que consiste em boicotar alguém que cometeu um erro ou que está envolvido em um acontecimento de repercussão negativa.

Para Larissa, o jogo de tabuleiro ilustra a realidade de forma divertida porque algumas atitudes podem contribuir para um clima positivo ou negativo. “É uma forma didática de refletir sobre a postura de cada um na internet e formas de evitar o ambiente tóxico”, explica.

O projeto Cancelado! participou da 13ª Feira Tecnológica Paula Souza (Feteps) e foi finalista entre os 66 trabalhos inscritos de 2021 pelas Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estados (Fatecs).

A organização da Feteps adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), como referência para os projetos inscritos na competição da última edição. O jogo Cancelado! foi inspirado no cumprimento das metas do 12º ODS, que aborda o consumo e produção sustentáveis. “A proposta do projeto é fazer o jogador refletir sobre a sua postura ética, dando menos valor à vida virtual e à cultura do cancelamento”, conclui Larissa.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Adolescentes da Fundação CASA exploram exposições no Paço das Artes e refletem sobre arte e sociedade

Visita promove contato com obras que discutem territorialidade, metamorfose humana e impacto ambiental Quatro adolescentes da Fundação CASA Guarujá participaram de uma experiência enriquecedora ao...

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para afroempreendedores participarem da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Objetivo é promover a troca de experiências e fortalecer economicamente o segmento A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui