Veja a cidade:

Estação São Paulo-Morumbi recebe exposição de obras literárias produzidas por pessoas em situação de rua durante a pandemia

Textos foram elaborados para concurso promovido pelo Arsenal da Esperança; mostra, que irá também para estações Paulista, Santa Cruz e Largo Treze de metrô, traz imagens feitas na instituição


Com apoio da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, a Estação São Paulo-Morumbi recebe uma exposição com textos do livro “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”, obra que reúne versos, crônicas e relatos de pessoas em situação de rua. O projeto foi idealizado pelo Arsenal da Esperança, uma instituição localizada na capital dedicada a dar assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade desde 1996.

Além do acolhimento, o Arsenal promove anualmente um concurso literário para a população que atende. Neste ano, foi proposto que relatassem como vivenciaram a pandemia.

Em maio, as inscrições foram abertas e quase 70 pessoas se inscreveram. Os três primeiros colocados são: Ezequias F., que, em um poema, mostrou a fragilidade de todas as vidas, sem exceção; Leandro A., que abordou em crônica o contágio do amor que a doença trouxe à tona; e, por fim, Walter T., com versos em que retrata a dor de quem vive na rua e se viu diante da vulnerabilidade na pandemia. São histórias vividas e sentidas por pessoas que não tiveram refúgio, que viveram este período de um modo que poucos podem imaginar.

A primeira estação a receber o projeto é a São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, entre os dias 2 e 31 de outubro. Além dos textos, a exposição, que tem como curadoras Patrícia Strebinger e Desirée Suslick, traz imagens captadas pela fotógrafa Mônica Zanon. Ela registrou, de forma delicada, detalhes das expressões dos acolhidos pelo Arsenal da Esperança.

Este mês, acontece o lançamento oficial do livro na sede do Arsenal da Esperança, localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes da cidade de São Paulo. A obra ficará disponível para venda no Arsenal e, na versão digital, pode ser adquirida na Amazon. Todo dinheiro arrecadado será revertido para as atividades promovidas pelo Arsenal e para construção de trailers de banho itinerantes para moradores em situação de rua, projeto do Banho da Esperança.

A mostra poderá ser vista em dezembro na Estação Paulista (Linha 4-Amarela), e, em janeiro e fevereiro, nas estações Santa Cruz e Largo Treze (Linha 5-Lilás), respectivamente.

“As concessionárias estão atentas a todas as questões que envolvem a pandemia e, por meio dessa mostra, buscam incentivar o respeito, a empatia e o acolhimento a pessoas que vivem em situação de rua e enfrentam o coronavírus nessa condição”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

Em breve, a exposição poderá ser vista nas redes sociais das concessionárias Via Quatro e Via Mobilidade.

Serviço:

  • Exposição “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”
  • Linha 4-Amarela:
  • Estação São Paulo-Morumbi: 2 a 31 de outubro
  • Estação Paulista: 3 de dezembro a 3 de janeiro de 2022
  • Linha 5-Lilás:
  • Estação Santa Cruz: 5 a 31 de janeiro
  • Estação Largo Treze: 3 a 28 de fevereiro

Sobre o Arsenal da Esperança:

Desde 1996, o Arsenal da Esperança já recebeu mais de 65 mil pessoas diferentes, oferecendo-lhes um lugar limpo e acolhedor, onde é possível descansar, tomar banho, se alimentar, frequentar cursos profissionalizantes e ter outras oportunidades para reconstruir a vida. Durante a pandemia, para proteger a população acolhida dos riscos de contaminação com o novo coronavírus, a instituição fez a escolha de transformar a casa em uma quarentena (24 horas por dia, 7 dias da semana), para que também os seus hóspedes – conhecidos como o “povo da rua” – pudessem seguir a preciosa recomendação de permanecer em casa. Mais sobre o Arsenal da Esperança em:

https://www.facebook.com/arsenaldaesperanca

https://www.instagram.com/arsenal_da_esperanca/https://br.sermig.org/arsenais/arsenal-da-esperanza-sao-paulo-brasil.html

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL VER A CIDADE – ANO 3 – EDIÇÃO 36 – Maio de 2022

https://issuu.com/jornalveracidade/docs/edi_o_ver_a_cidade_14.05.22_web

ONG constrói escola 100% renovável com materiais recicláveis no Tatuapé, Zona Leste

Foi usado 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas A ONG...

Em dois dias, mais de 740 veículos são abordados pelas polícias de SP na capital

Ação visa conter criminalidade, que tem se agravado nos...

JORNAL VER A CIDADE – ANO 3 – EDIÇÃO 36 – Maio de 2022

https://issuu.com/jornalveracidade/docs/edi_o_ver_a_cidade_14.05.22_web

ONG constrói escola 100% renovável com materiais recicláveis no Tatuapé, Zona Leste

Foi usado 2,5 milhões de embalagens plásticas recicladas A ONG Mangalô resolveu inovar na sustentabilidade e construir uma escola, inédito na capital paulista, com toda...

Em dois dias, mais de 740 veículos são abordados pelas polícias de SP na capital

Ação visa conter criminalidade, que tem se agravado nos últimos meses na cidade As Polícias Civil e Militar abordaram mais de 740 veículos entre sexta-feira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui