No menu items!
21.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Estação São Paulo-Morumbi recebe exposição de obras literárias produzidas por pessoas em situação de rua durante a pandemia

Textos foram elaborados para concurso promovido pelo Arsenal da Esperança; mostra, que irá também para estações Paulista, Santa Cruz e Largo Treze de metrô, traz imagens feitas na instituição


Com apoio da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, a Estação São Paulo-Morumbi recebe uma exposição com textos do livro “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”, obra que reúne versos, crônicas e relatos de pessoas em situação de rua. O projeto foi idealizado pelo Arsenal da Esperança, uma instituição localizada na capital dedicada a dar assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade desde 1996.

Além do acolhimento, o Arsenal promove anualmente um concurso literário para a população que atende. Neste ano, foi proposto que relatassem como vivenciaram a pandemia.

Em maio, as inscrições foram abertas e quase 70 pessoas se inscreveram. Os três primeiros colocados são: Ezequias F., que, em um poema, mostrou a fragilidade de todas as vidas, sem exceção; Leandro A., que abordou em crônica o contágio do amor que a doença trouxe à tona; e, por fim, Walter T., com versos em que retrata a dor de quem vive na rua e se viu diante da vulnerabilidade na pandemia. São histórias vividas e sentidas por pessoas que não tiveram refúgio, que viveram este período de um modo que poucos podem imaginar.

A primeira estação a receber o projeto é a São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, entre os dias 2 e 31 de outubro. Além dos textos, a exposição, que tem como curadoras Patrícia Strebinger e Desirée Suslick, traz imagens captadas pela fotógrafa Mônica Zanon. Ela registrou, de forma delicada, detalhes das expressões dos acolhidos pelo Arsenal da Esperança.

Este mês, acontece o lançamento oficial do livro na sede do Arsenal da Esperança, localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes da cidade de São Paulo. A obra ficará disponível para venda no Arsenal e, na versão digital, pode ser adquirida na Amazon. Todo dinheiro arrecadado será revertido para as atividades promovidas pelo Arsenal e para construção de trailers de banho itinerantes para moradores em situação de rua, projeto do Banho da Esperança.

A mostra poderá ser vista em dezembro na Estação Paulista (Linha 4-Amarela), e, em janeiro e fevereiro, nas estações Santa Cruz e Largo Treze (Linha 5-Lilás), respectivamente.

“As concessionárias estão atentas a todas as questões que envolvem a pandemia e, por meio dessa mostra, buscam incentivar o respeito, a empatia e o acolhimento a pessoas que vivem em situação de rua e enfrentam o coronavírus nessa condição”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

Em breve, a exposição poderá ser vista nas redes sociais das concessionárias Via Quatro e Via Mobilidade.

Serviço:

  • Exposição “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”
  • Linha 4-Amarela:
  • Estação São Paulo-Morumbi: 2 a 31 de outubro
  • Estação Paulista: 3 de dezembro a 3 de janeiro de 2022
  • Linha 5-Lilás:
  • Estação Santa Cruz: 5 a 31 de janeiro
  • Estação Largo Treze: 3 a 28 de fevereiro

Sobre o Arsenal da Esperança:

Desde 1996, o Arsenal da Esperança já recebeu mais de 65 mil pessoas diferentes, oferecendo-lhes um lugar limpo e acolhedor, onde é possível descansar, tomar banho, se alimentar, frequentar cursos profissionalizantes e ter outras oportunidades para reconstruir a vida. Durante a pandemia, para proteger a população acolhida dos riscos de contaminação com o novo coronavírus, a instituição fez a escolha de transformar a casa em uma quarentena (24 horas por dia, 7 dias da semana), para que também os seus hóspedes – conhecidos como o “povo da rua” – pudessem seguir a preciosa recomendação de permanecer em casa. Mais sobre o Arsenal da Esperança em:

https://www.facebook.com/arsenaldaesperanca

https://www.instagram.com/arsenal_da_esperanca/https://br.sermig.org/arsenais/arsenal-da-esperanza-sao-paulo-brasil.html

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui