No menu items!
24.7 C
São Paulo
quarta-feira, 2 abril, 2025

Estação São Paulo-Morumbi recebe exposição de obras literárias produzidas por pessoas em situação de rua durante a pandemia

Textos foram elaborados para concurso promovido pelo Arsenal da Esperança; mostra, que irá também para estações Paulista, Santa Cruz e Largo Treze de metrô, traz imagens feitas na instituição


Com apoio da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, a Estação São Paulo-Morumbi recebe uma exposição com textos do livro “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”, obra que reúne versos, crônicas e relatos de pessoas em situação de rua. O projeto foi idealizado pelo Arsenal da Esperança, uma instituição localizada na capital dedicada a dar assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade desde 1996.

Além do acolhimento, o Arsenal promove anualmente um concurso literário para a população que atende. Neste ano, foi proposto que relatassem como vivenciaram a pandemia.

Em maio, as inscrições foram abertas e quase 70 pessoas se inscreveram. Os três primeiros colocados são: Ezequias F., que, em um poema, mostrou a fragilidade de todas as vidas, sem exceção; Leandro A., que abordou em crônica o contágio do amor que a doença trouxe à tona; e, por fim, Walter T., com versos em que retrata a dor de quem vive na rua e se viu diante da vulnerabilidade na pandemia. São histórias vividas e sentidas por pessoas que não tiveram refúgio, que viveram este período de um modo que poucos podem imaginar.

A primeira estação a receber o projeto é a São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, entre os dias 2 e 31 de outubro. Além dos textos, a exposição, que tem como curadoras Patrícia Strebinger e Desirée Suslick, traz imagens captadas pela fotógrafa Mônica Zanon. Ela registrou, de forma delicada, detalhes das expressões dos acolhidos pelo Arsenal da Esperança.

Este mês, acontece o lançamento oficial do livro na sede do Arsenal da Esperança, localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes da cidade de São Paulo. A obra ficará disponível para venda no Arsenal e, na versão digital, pode ser adquirida na Amazon. Todo dinheiro arrecadado será revertido para as atividades promovidas pelo Arsenal e para construção de trailers de banho itinerantes para moradores em situação de rua, projeto do Banho da Esperança.

A mostra poderá ser vista em dezembro na Estação Paulista (Linha 4-Amarela), e, em janeiro e fevereiro, nas estações Santa Cruz e Largo Treze (Linha 5-Lilás), respectivamente.

“As concessionárias estão atentas a todas as questões que envolvem a pandemia e, por meio dessa mostra, buscam incentivar o respeito, a empatia e o acolhimento a pessoas que vivem em situação de rua e enfrentam o coronavírus nessa condição”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade.

Em breve, a exposição poderá ser vista nas redes sociais das concessionárias Via Quatro e Via Mobilidade.

Serviço:

  • Exposição “Os desafios de uma pandemia: história que ninguém conta”
  • Linha 4-Amarela:
  • Estação São Paulo-Morumbi: 2 a 31 de outubro
  • Estação Paulista: 3 de dezembro a 3 de janeiro de 2022
  • Linha 5-Lilás:
  • Estação Santa Cruz: 5 a 31 de janeiro
  • Estação Largo Treze: 3 a 28 de fevereiro

Sobre o Arsenal da Esperança:

Desde 1996, o Arsenal da Esperança já recebeu mais de 65 mil pessoas diferentes, oferecendo-lhes um lugar limpo e acolhedor, onde é possível descansar, tomar banho, se alimentar, frequentar cursos profissionalizantes e ter outras oportunidades para reconstruir a vida. Durante a pandemia, para proteger a população acolhida dos riscos de contaminação com o novo coronavírus, a instituição fez a escolha de transformar a casa em uma quarentena (24 horas por dia, 7 dias da semana), para que também os seus hóspedes – conhecidos como o “povo da rua” – pudessem seguir a preciosa recomendação de permanecer em casa. Mais sobre o Arsenal da Esperança em:

https://www.facebook.com/arsenaldaesperanca

https://www.instagram.com/arsenal_da_esperanca/https://br.sermig.org/arsenais/arsenal-da-esperanza-sao-paulo-brasil.html

- Patrocinado -

Últimas

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia...

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

Problemas de relacionamento e insônia surgem como fatores relevantes...

Em dois anos, país aumenta reciclagem de embalagens PET em 14%

Mesmo assim, reciclagem ainda está abaixo do potencial O problema...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia Militar para vítimas A polícia de São Paulo atendeu em um ano 909 ocorrências via Botão...

Ansiedade afeta mais de 33% das mulheres, aponta estudo da Telavita

Problemas de relacionamento e insônia surgem como fatores relevantes que impactam o bem-estar emocional do público feminino A ansiedade é a queixa mais comum entre...

Em dois anos, país aumenta reciclagem de embalagens PET em 14%

Mesmo assim, reciclagem ainda está abaixo do potencial O problema do lixo no Brasil é uma questão ambiental crescente, que afeta tanto as grandes cidades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.