No menu items!
23.6 C
São Paulo
terça-feira, 19 março, 2024

Doença rara mobiliza pessoas em todo o mundo durante desafio esportivo

Iniciativa pretende completar 40 mil km em atividades esportivas para dar visibilidade à Fibrose Cística


O desafio esportivo Volta ao Mundo pela Fibrose Cística segue a todo vapor, com o objetivo de dar visibilidade à fibrose cística, uma doença rara e ainda sem cura. Para isso, a Equipe de Fibra – projeto do Instituto Unidos pela Vida, que promove a iniciativa – convoca pessoas de todo o mundo para praticar atividades esportivas e completar um percurso total de 40 mil km, que corresponde a um giro pelo Planeta Terra. Desde o dia 9 de agosto, 313 pessoas participaram e 29.477 km já foram percorridos. O desafio acontece até o dia 22 de novembro e ainda dá tempo de se inscrever.

Os interessados podem baixar gratuitamente o aplicativo Equipe de Fibra, que está disponível para Android e iOS, fazer a inscrição por apenas R$10,90 (o valor será totalmente revertido para ações de conscientização sobre a fibrose cística) e então escolher entre as modalidades de caminhada, corrida, bicicleta ou outros esportes que calculem quilometragem percorrida.

O participante tem a liberdade de praticar as atividades quantas vezes quiser, até 22 de novembro. Não há limites de tempo ou distância a ser percorrida individualmente, e a pessoa poderá computar seus dados no aplicativo durante todo o período do desafio. Sugere-se que cada participante faça de acordo com sua condição de saúde, respeitando as regras sanitárias da sua região.

A iniciativa é aberta a todo público que já pratica ou que pretende começar uma atividade física. “Queremos mobilizar as pessoas por meio do esporte e com isso tornar a fibrose cística mais conhecida. Quanto mais a doença for de conhecimento geral, mais pessoas terão acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce”, explica Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, fundadora e diretora executiva do instituto.

O desafio Volta ao Mundo pela Fibrose Cística é uma ação da Equipe de Fibra, que faz parte do Programa de Incentivo à Atividade Física do Instituto Unidos pela Vida e visa incentivar a prática de exercícios físicos entre pessoas com fibrose cística e público geral. Para isso, divulga informações sobre o tema, compartilha exemplos de atletas, promove eventos e participa de provas nacionais e internacionais. “Em 2021 completamos 10 anos de trabalho, com pessoas do grupo em diversos estados do país. Com esse desafio pretendemos continuar movimentando e impactando muitas vidas no Brasil e mundo afora”, conta Cristiano Silveira, coordenador da Equipe de Fibra.

Premiação

Os 100 primeiros colocados no ranking geral, ou seja, que tiverem a maior quilometragem cadastrada, receberão um certificado de participação; os três primeiros colocados no ranking geral e os três primeiros do ranking “Pessoa com FC”, residentes em território brasileiro, receberão também um troféu.

Todas as informações estão disponíveis tanto no aplicativo da Equipe de Fibra quanto no hotsite do desafio, em suas versões em português (www.voltaaomundofc.org.br) inglês (www.aroundtheworldcf.org) e espanhol (www.vueltaalmundofq.org).

O que é a fibrose cística?

 A fibrose cística é uma doença genética rara, ainda sem cura, que tem como principais sintomas tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia, pólipos nasais, suor mais salgado que o normal e dificuldade para ganhar peso e estatura. Quem tem fibrose cística precisa, como parte de seu tratamento, realizar atividade física para melhorar seu condicionamento cardiorespiratório e sua capacidade pulmonar.

Sobre o Unidos pela Vida

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística é uma organização sem fins lucrativos que nasceu da necessidade latente de tornar a fibrose cística conhecida no Brasil, contribuindo pela busca de diagnóstico precoce e tratamento adequado. Em 2020, pelo 3º ano consecutivo, foi eleito uma das 10 Melhores ONGs de Pequeno Porte do Brasil. O instituto também realiza anualmente a campanha de conscientização Setembro Roxo, que chama a atenção para essa doença rara que acomete uma a cada 10 mil pessoas nascidas no país, mas atualmente tem apenas cerca de 6 mil diagnosticados.

Serviço

Volta ao Mundo pela Fibrose Cística

Quando: até 22 de novembro

Inscrições: R$10,90

Aplicativo Equipe de Fibra disponível no Google Play e Apple Store.

Informações www.voltaaomundofc.org.br


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui