No menu items!
21.1 C
São Paulo
terça-feira, 2 dezembro, 2025

ARTIGO | Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de trabalho é uma realidade inegável. No entanto, mesmo com avanços significativos, a discriminação contra as mulheres persiste em diversos aspectos, sendo o ambiente de trabalho um dos principais cenários onde isso se manifesta. A despeito de leis e políticas de igualdade de gênero, muitas mulheres ainda enfrentam obstáculos consideráveis que limitam seu pleno desenvolvimento profissional e pessoal.

As mulheres muitas vezes enfrentam dificuldades para avançar em suas carreiras, especialmente aquelas que são mães, encontrando barreiras invisíveis no caminho rumo a posições de liderança e poder decisório.

O assédio sexual e moral também é uma preocupação séria no ambiente de trabalho. Mulheres frequentemente sofrem com comentários inadequados, gestos impróprios e situações de constrangimento que afetam sua saúde mental, bem-estar e desempenho profissional. O medo de represálias muitas vezes impede que essas mulheres denunciem tais comportamentos, criando um ciclo de silêncio e impunidade.

A maternidade é outro ponto sensível no contexto laboral. Muitas mulheres enfrentam discriminação ao engravidar ou retornar ao trabalho após a licença-maternidade. A falta de políticas internas na empresa que possibilitem à mulher conciliar trabalho e vida familiar, aliada à cultura organizacional que muitas vezes desvaloriza as responsabilidades parentais, torna difícil para as mulheres equilibrarem suas carreiras com suas vidas pessoais.

Portanto, é hora de todas as partes interessadas – empresas, governos, sindicatos e sociedade civil – unirem forças para criar um ambiente de trabalho verdadeiramente igualitário, nos quais as mulheres possam prosperar e contribuir plenamente para o sucesso de suas organizações e da sociedade como um todo. A mudança é possível, e é responsabilidade de todos nós torná-la uma realidade.

Fonte: Mariana Barreiros Bicudo, sócia do Barreiros Bicudo Advocacia, advogada, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo Mackenzie, é formada em Executive LL.M. em Direito Empresarial – CEU Law School.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

Imunizante será produzido pelo Butantan e estará disponível no...

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço...

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e...

Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

Imunizante será produzido pelo Butantan e estará disponível no SUS O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro pela Agência Nacional...

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço cultural tem 533 lugares e fosso móvel para espetáculos de linguagens múltiplas Heliópolis viveu na terça-feira...

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e possuem certificado Para finalizar 2025, os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) preparam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.