No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

ARTIGO | Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de trabalho é uma realidade inegável. No entanto, mesmo com avanços significativos, a discriminação contra as mulheres persiste em diversos aspectos, sendo o ambiente de trabalho um dos principais cenários onde isso se manifesta. A despeito de leis e políticas de igualdade de gênero, muitas mulheres ainda enfrentam obstáculos consideráveis que limitam seu pleno desenvolvimento profissional e pessoal.

As mulheres muitas vezes enfrentam dificuldades para avançar em suas carreiras, especialmente aquelas que são mães, encontrando barreiras invisíveis no caminho rumo a posições de liderança e poder decisório.

O assédio sexual e moral também é uma preocupação séria no ambiente de trabalho. Mulheres frequentemente sofrem com comentários inadequados, gestos impróprios e situações de constrangimento que afetam sua saúde mental, bem-estar e desempenho profissional. O medo de represálias muitas vezes impede que essas mulheres denunciem tais comportamentos, criando um ciclo de silêncio e impunidade.

A maternidade é outro ponto sensível no contexto laboral. Muitas mulheres enfrentam discriminação ao engravidar ou retornar ao trabalho após a licença-maternidade. A falta de políticas internas na empresa que possibilitem à mulher conciliar trabalho e vida familiar, aliada à cultura organizacional que muitas vezes desvaloriza as responsabilidades parentais, torna difícil para as mulheres equilibrarem suas carreiras com suas vidas pessoais.

Portanto, é hora de todas as partes interessadas – empresas, governos, sindicatos e sociedade civil – unirem forças para criar um ambiente de trabalho verdadeiramente igualitário, nos quais as mulheres possam prosperar e contribuir plenamente para o sucesso de suas organizações e da sociedade como um todo. A mudança é possível, e é responsabilidade de todos nós torná-la uma realidade.

Fonte: Mariana Barreiros Bicudo, sócia do Barreiros Bicudo Advocacia, advogada, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo Mackenzie, é formada em Executive LL.M. em Direito Empresarial – CEU Law School.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui