No menu items!
20.2 C
São Paulo
terça-feira, 9 dezembro, 2025

Dia Mundial do Diabetes: Mais de 13 milhões de brasileiros possuem a doença

Cuidados com a alimentação e atividade física ajudam a manter a doença sob controle

Diabetes é uma síndrome metabólica que se dá por conta da falta de insulina. O Dia Mundial do Diabetes é comemorado dia 14 de novembro, desde 1991, para homenagear o Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente o Brasil contabiliza mais de 13 milhões de pessoas portadoras da doença, representando 6,9% da população nacional. As principais causas da doença incluem histórico familiar de diabetes, obesidade, sobrepeso, sedentarismo, pressão alta, níveis elevados de colesterol, idade acima dos 45 anos, síndrome do ovário policístico, nas e outras condições associadas à resistência à insulina. A diabetes tipo 2 é fortemente influenciada pelo estilo de vida e fatores genéticos.

Existem quatro tipos de diabetes: Pré-diabetes; tipo 1; tipo 2; gestacional. De acordo com o clínico geral Dr. Marcelo Bechara, a diabetes tipo 1 e 2 são as mais graves, sendo que a primeira exige monitoramento constante e uso de insulina “O corpo não produz essa substância, é uma doença hereditária. A diabetes tipo 2, apesar de controlável, também pode se tornar grave, gerar complicações se não for tratada de forma adequada. “

Se atentar aos sinais é de extrema importância com qualquer doença, no caso de diabetes, os principais sintomas são: Sede e fome excessiva, urina frequente, perda de peso inexplicada, fadiga, visão embaçada, infecções recorrentes, e cicatrização lenta de feridas. “No caso da diabetes tipo 1, os sintomas surgem de forma abrupta, enquanto na 2 eles são mais insidiosos, ou seja, eles vêm lentamente.” explica Dr. Marcelo Bechara.

Para tratar a doença, deve-se manter uma alimentação equilibrada e pobre em açúcar simples, além de praticar atividade física regular, monitorar os níveis de glicose no sangue, tomar medicação prescrita corretamente e realizar acompanhamento médico regular, incluindo exames para avaliar a saúde em geral. “Esses cuidados ajudam a controlar a glicemia e minimizar o risco de complicações.” diz o clínico geral.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Laringite: o que é, como tratar e o que o caso de Manaus nos ensina

Por Dra. Eliana Maekawa Rodrigues A laringite — ou “crupe”...

Laringite: o que é, como tratar e o que o caso de Manaus nos ensina

Por Dra. Eliana Maekawa Rodrigues A laringite — ou “crupe” — é uma das causas mais frequentes de tosse metálica e dificuldade respiratória em crianças...

Região ganha pista de skate e bicicross em revitalização de três praças no Jardim Prudência

A região do Jardim Prudência passou por uma importante intervenção. Três praças distribuídas na altura do número 1.600 da Avenida Vereador João de Luca,...

Campanha “Adote um Bom Velhinho” busca famílias para 84 cães e gatos idosos em São Paulo

Animais com mais de 8 anos adotados na Cosap ganham atendimento prioritário nos hospitais veterinários públicos A Prefeitura de São Paulo deu início à campanha...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.