No menu items!
22.1 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

COP26: Movida apresenta projeto de Carbon Free

Movida leva projeto de carbono neutro, frota elétrica e meta de plantio de 1 milhão de árvores para o maior evento sobre clima do mundo 


No próximo dia 11 de novembro, a Movida participa da COP 26 (Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas). Nesta data, escolhida pela organização para os temas sobre Cidades, Regiões e Construções, o CEO da Movida, Renato Franklin, apresentará o projeto Carbon Free da Movida e o compromisso da empresa com ações de redução de gases de efeito estufa, incluindo ampliação da eletrificação da frota e reflorestamento do Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, no Pará e no Tocantins, com plantio de 1 milhão de árvores nativas até 2022. 

Para Renato Franklin, CEO da Movida, a participação da empresa no maior evento para discussão do clima globalmente, reflete os avanços e compromissos da Movida – primeira locadora de capital aberto do mundo a receber a Certificação de Empresa B. “Estamos muito felizes em participar deste encontro tão importante para o futuro do nosso planeta. Trabalhar para reduzir os gases de efeito de estufa é uma prioridade. Como empresa conectada com as demandas dos clientes, entendemos que investir na transformação de baixo carbono é algo muito maior do que um diferencial competitivo. É uma decisão estratégica que reflete nosso compromisso e responsabilidade com toda a sociedade”, ressalta o executivo. 

Como parte da agenda climática da empresa para ser carbono neutro até 2030 e carbono positivo em 2040 está o projeto Carbon Free, que entrega uma diretriz da empresa de maior protagonismo do setor privado na transição para uma economia de baixo carbono. Neste projeto, estão incluídas as seguintes ações: 

  • Plantio de um milhão de mudas de árvores nativas até 2022 nos estados do Pará e no Tocantins, que resultará no sequestro de 146 mil toneladas de CO² da atmosfera no decorrer dos próximos 26 anos e permitirá a recuperação da fauna e da flora, além de proporcionar geração de emprego e renda para as comunidades locais. 
  • Utilização de combustível renovável e carros elétricos para sua frota como parte da estratégia de mitigação da locadora para ajudar a frear as mudanças climáticas, alinhada com o Acordo de Paris e também com a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030. Hoje, cerca de 87% da frota da Movida é abastecida com etanol, sendo a mesma composta em 93% por veículos flex. 
  • Ampliação da frota de veículos 100% elétricos disponíveis para locação do país, com 240 veículos. Além da mitigação, a empresa também possui outros dois pilares – de compensação, com o Carbon Free, e de adaptação, com análise de riscos climáticos utilizando metodologia TCFD. 

“Trabalhamos em três frentes pois entendemos que é necessário ser, cada vez mais, uma empresa melhor para o mundo. Estamos cientes da urgência e como todos os setores precisam estar trabalhando, unidos, para se tornarem carbono neutro. Só precisamos dar o primeiro passo, ter ousadia, ter consciência de que temos que pensar grande e fazer diferente do que fazíamos”, afirma Renato.

Sobre o Programa Carbon Free: Com mais de 86.136 mil mudas plantadas e 12.956,58 toneladas de CO² neutralizadas desde o início das ações do programa, há mais de dez anos, a Movida mantém-se ativa junto da ONG Black Jaguar Foundation para o reflorestamento do Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, um projeto que acaba de entrar em sua segunda fase, prevendo o plantio de mais de 900 mil mudas de árvores nativas. O corredor é um dos principais do Brasil, conectando dois dos mais importantes ecossistemas do planeta, a floresta Amazônica e o Cerrado, uma área de 10,4 milhões de hectares, com 2.600 km de comprimento e 40 km de largura e que passa por 112 municípios de seis estados. 

Sobre a Movida Aluguel de Carros

A MOVIDA é uma empresa de aluguel de carros que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbot nas redes sociais, foi a primeira locadora do País a ir além do carro e incluir o aluguel de bicicletas, triciclos e Tuk-tuks elétricos, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade, sendo a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação de Empresa B, fazendo parte de um seleto grupo de companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, foi a primeira a ter um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes, e já possui carros elétricos para locação.


Desde 2006 no mercado, a Movida foi adquirida em 2013 pela JSL (atualmente faz parte do GRUPO SIMPAR), abriu capital em fevereiro de 2017 e hoje é uma das empresas da SIMPAR S.A. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, atua tanto no varejo, com aluguel de carros, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas, além da venda de seminovos. Após diversos investimentos nos últimos quatro anos, conta com uma frota de mais 168 mil veículos, 170 lojas de aluguel de carros e 75 pontos de venda de seminovos. Mais informações no site da Movida: https://www.movida.com.br/


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos...

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos a esse público Próximo de completar seu primeiro ano, o “Ampara SP” realizou, no dia 3...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui