No menu items!
22.8 C
São Paulo
sábado, 23 novembro, 2024

Com anos de atraso, obras da Linha 17-Ouro estão em fase de certificação dos sistemas

A Linha 17-Ouro deveria ter sido entregue em 2014, a tempo da Copa do Mundo no Brasil. Além de estar atrasada, o projeto mudou e encareceu. Agora, em junho, deve acontecer a fase de integração e certificação global dos sistemas, serviço sob a responsabilidade da multinacional de origem alemã TUV Rheinland


A Linha 17-Ouro Monotrilho do Metrô vai ligar o Aeroporto de Congonhas com a malha de transporte sobre trilhos de São Paulo ao longo de 7,7 km de extensão e oito estações: Congonhas, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Haverá ainda integrações com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na estação Morumbi e com a Linha 5-Lilás do Metrô na estação Campo Belo.

Espera-se que, em junho, seja realizada a fase de integração e certificação global dos sistemas, serviço sob a responsabilidade da multinacional de origem alemã TUV Rheinland. A empresa vai verificar o funcionamento e a segurança do monotrilho, que passou pela integração de mais de 14 sistemas, como: controle de velocidade e aceleração do trem; sinalização; telecomunicações; comunicação com operadores e centros de controle, entre outros.

“A tendência é que os próximos projetos públicos de infraestrutura já nasçam com a exigência de um serviço de certificação acreditada totalmente independente, que é a única maneira de garantir uma avaliação de qualidade totalmente isenta e que atenda aos requisitos máximos de segurança”, diz Marcos Camelo, gerente regional da área de ferrovias da TÜV Rheinland.

A Linha 17-Ouro deveria ter sido entregue em 2014, a tempo da Copa do Mundo no Brasil. Além de estar atrasada, o projeto mudou e encareceu: inicialmente, seriam 19 estações, entre Jabaquara (na Linha 1-Azul) e São Paulo Morumbi (na Linha 4-Amarela) ao custo de R$ 3 milhões; agora serão 8 estações (entre Morumbi e o Aeroporto de Congonhas), ao custo de R$ 4,5 bilhões.

A previsão era que a Linha 17-Ouro seria entregue em 2022, mas, o Relatório Integrado de 2020 do Metrô revelou que a Linha será entregue apenas no dia 30 abril de 2023, mesmo dia em que começa a operar.


SUGESTÕES DE PAUTA[email protected]

FOTO: Metrô SP

- Patrocinado -

Últimas

Três em cada cinco crianças vulneráveis não estão matriculadas em creches

Cerca de 2,6 milhões ainda estão fora da educação infantil Três em cada cinco crianças em situação de vulnerabilidade social no Brasil não estão matriculadas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui