No menu items!
14.3 C
São Paulo
domingo, 6 julho, 2025

Colesterol desregulado é a causa de 30% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil

Manter os exames de rotina em dia é uma forma de prevenir o aumento das taxas e o desenvolvimento de doenças mais graves

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e desempenha diversas funções no organismo humano. No Brasil, o colesterol elevado atinge 40% da população adulta e cerca de 20% de crianças e adolescentes. Os problemas causados pelo descontrole das taxas são variados, entre eles o risco de doenças cardiovasculares, das quais 30% das mortes por problemas cardíacos no país (400 mil óbitos ao ano) são atribuídas ao colesterol.

“Nosso corpo precisa do colesterol para construir células, hormônios, vitaminas e ácidos biliares, que participam da digestão. Existe o colesterol LDL, considerado o ruim, pois contribui para o acúmulo de placas de gordura nas artérias; o colesterol HDL, o bom, transporta parte do colesterol ruim para ser metabolizado no fígado”, explica a Dra. Daniele Zaninelli, endocrinologista.

As taxas altas não apresentam muitos sintomas, mas podem levar a infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral. “A elevação dos níveis sanguíneos pode causar lesões de pele (xantomas) ou dores abdominais devido a triglicerídeos elevados.”

Exames de rotina são essenciais. A FirstLab oferece produtos para análises clínicas. A empresa desenvolveu microtubos para coleta de pouco volume e lancetas de segurança para garantir a integridade das amostras. Após a coleta, os resultados devem ser analisados individualmente; muitas vezes, a mudança de hábitos é suficiente. Alimentação balanceada, manutenção de peso, evitar tabagismo e atividade física regular são métodos recomendados.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.