No menu items!
19.9 C
São Paulo
segunda-feira, 25 novembro, 2024

Colesterol desregulado é a causa de 30% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil

Manter os exames de rotina em dia é uma forma de prevenir o aumento das taxas e o desenvolvimento de doenças mais graves

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e desempenha diversas funções no organismo humano. No Brasil, o colesterol elevado atinge 40% da população adulta e cerca de 20% de crianças e adolescentes. Os problemas causados pelo descontrole das taxas são variados, entre eles o risco de doenças cardiovasculares, das quais 30% das mortes por problemas cardíacos no país (400 mil óbitos ao ano) são atribuídas ao colesterol.

“Nosso corpo precisa do colesterol para construir células, hormônios, vitaminas e ácidos biliares, que participam da digestão. Existe o colesterol LDL, considerado o ruim, pois contribui para o acúmulo de placas de gordura nas artérias; o colesterol HDL, o bom, transporta parte do colesterol ruim para ser metabolizado no fígado”, explica a Dra. Daniele Zaninelli, endocrinologista.

As taxas altas não apresentam muitos sintomas, mas podem levar a infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral. “A elevação dos níveis sanguíneos pode causar lesões de pele (xantomas) ou dores abdominais devido a triglicerídeos elevados.”

Exames de rotina são essenciais. A FirstLab oferece produtos para análises clínicas. A empresa desenvolveu microtubos para coleta de pouco volume e lancetas de segurança para garantir a integridade das amostras. Após a coleta, os resultados devem ser analisados individualmente; muitas vezes, a mudança de hábitos é suficiente. Alimentação balanceada, manutenção de peso, evitar tabagismo e atividade física regular são métodos recomendados.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui