Ações foram firmadas durante painel da Virada ODS, que acontece no Centro da cidade.
A Prefeitura de São Paulo promoveu no dia 22 de junho a Virada ODS, um evento que visa mobilizar a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), adotados na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em 2015. O evento, que ocorre na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, incluiu feira de artesanato, serviços públicos, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. O Congresso ODS focou na educação e combate às desigualdades.
O prefeito Ricardo Nunes participou do painel “Internacionalizando a Virada ODS: Mercocidades Rumo a Agenda 2023”, ao lado de representantes da América do Sul. Como anfitrião e presidente da rede para os anos de 2023 e 2024 da Mercocidades, Nunes assinou quatro importantes compromissos:
Memorando de entendimento com a Associação dos Municípios do Equador para a promoção do Desenvolvimento Sustentável com a integração regional Sul-Americana nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Memorando de Entendimento entre as Mercocidades e o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, visando uma cooperação mútua voltada ao alcance das metas e objetivos relacionados à conservação e proteção do meio ambiente.
Declaração de São Paulo às cidades participantes do Conselho de Mercocidades para um compromisso com uma região mais inclusiva, solidária, pacífica, integrada e sustentável, além de implementar o Dia Internacional da Virada ODS na data de 22 de junho, instituindo o evento também no Calendário Oficial da Cidade.
Adesão a carta-compromisso de cuidados da Mercocidades, que sinaliza o comprometimento da Cidade de São Paulo em trabalhar na comunicação e promoção de ações que incentivem a troca de experiência entre as cidades que participam da rede, que contribuam para o desenvolvimento de novas e melhores políticas públicas sobre o tema de cuidados, tornando São Paulo a primeira cidade a aderir ao compromisso lançado na última sexta-feira (21), durante a reunião de Mercocidades.
Durante o evento, o prefeito falou sobre a importância da Virada ODS. “São os nossos 17 compromissos na agenda 2030. Assim podemos reunir todas essas ações e tratá-las não só no âmbito municipal, mas na troca de experiências nacionais, inclusive recebendo outros eventos internacionais, para que possamos sempre aprender com outras cidades e mostrar as nossas experiências positivas”, disse.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]