No menu items!
15.7 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta ‘Visita teatralizada o CCBB’

Visita teatralizada ao prédio histórico do Centro Cultural é uma opção de passeio durante as férias de janeiro. Gratuita e indicada para todos os públicos, possibilita novas maneiras de se apropriar de um edifício histórico e de todas as narrativas que o cercam


Localizado no centro da capital paulista, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo volta a realizar a visita teatralizada ao seu prédio histórico. Utilizando o lúdico e o fazer teatral como suportes para a mediação entre público e espaço, a VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO é uma opção divertida de passeio com a família durante as férias. Em janeiro, a ação acontece dias 8, 15, 22 (sessão com libras) e 29, sábados às 11h e dia 25 (feriado na cidade de São Paulo), terça-feira às 11h.

Projeto idealizado pela MoviCena Produções e Cia Mar, que também assina o roteiro, a visita teatralizada tem direção artística e encenação de Kleber Montanheiro e traz informações sobre a história da cidade de São Paulo, a inserção do Banco do Brasil naquele local e detalhes da construção do prédio do Centro Cultural, que foi construído em 1901 e está localizado na Rua Álvares Penteado, centro histórico da capital paulista.

Viagem no tempo

VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO conta a história de um grupo de personagens típicos do centro paulista – uma vendedora de frutas da rua da Quitanda, um arquiteto, uma fotógrafa e um grupo de choro – que são teletransportados por uma máquina do tempo e trazidos diretamente do século XIX para os dias atuais. Perdidos pelo centro de São Paulo eles precisam descobrir como voltar ao passado.

Para isso, uma verdadeira caça ao tesouro é proposta pelos personagens por meio da visitação de espaços, curiosidades e notícias do Centro Cultural. O público tem acesso, de forma lúdica e divertida, a história de como São Paulo se transformou nessa grande metrópole e também a história do prédio do CCBB São Paulo.

Utilizando as linguagens do teatro, da música e do audiovisual, o projeto propõe aproximar o público do conhecimento histórico que atravessa São Paulo, trazido por personagens do passado, mas que dialogam com o presente, além de valorizar a história patrimonial da cidade e da necessidade de tornar o público parte desses processos históricos.

O prédio do CCBB São Paulo

Construído em 1901, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo virou agência bancária em 1927 e Centro Cultural em 2001. O edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e após a reforma do arquiteto Hippolyto Pujol, se tornou o primeiro prédio do Banco do Brasil na cidade de São Paulo.

Graças ao restauro do arquiteto Hippolyto Pujol, o espaço ainda preserva características arquitetônicas do início do século da Belle Époque Paulista, período de influência francesa, como platibandas (faixas horizontais no superior do prédio) e mansardas (janelas sobre o telhado). Também são notáveis a estrutura de concreto armado (uma inovação na época), a grande área das janelas emolduradas por pilastras monumentais e o vão interno que atravessa todos os andares, iluminado por uma claraboia. Um dos destaques do prédio é o busto do deus grego Mercúrio, o deus do comércio, embaixo das iniciais “BB” do banco.

#CCBBemCasa

Além da visita presencial, a VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO pode ser acompanhada remotamente, por meio de um vídeo disponibilizado no YouTube do Banco do Brasil.

Serviço:

VISITA TEATRALIZADA AO CCBB: O BANCO DO BRASIL, O CENTRO CULTURAL E A CIDADE DE SÃO PAULO – UMA VIAGEM NO TEMPO – Dias 8, 15, 22 (sessão com libras) e 29 de janeiro, sábados, às 11h e dia 25 de janeiro (feriado na cidade de São Paulo), terça-feira, às 11h.

Duração – 60 minutos. Livre para todos os públicos. Gratuito (ingressos podem ser reservados no site eventim.com.br/city/sao-paulo-943/venue/ccbb-sp-23550/).

Direção Artística e Encenação – Kleber Montanheiro. Direção Musical e Composições – Lua Oliveira. Roteiro – Cia Mar. Intérpretes – Jéssica Policastri, Beatriz Barros e Bruno Lourenço. Músicos e Arranjos – Lua Oliveira e Henrique Ribeiro. Músicos Convidados – Alisson Amador e Gustavo Surian. Plano de Filmagem e Direção de Cena Audiovisual – César Barbosa. Direção de Fotografia Audiovisual – Alan Fábio Gomes. Gaffer/Assistente de Câmera – Murilo Perches. Técnico de Som – Júlio Abreu. Edição e Finalização de Vídeo – Ivan Martucci Franco. Produção Fonográfica – Fermata Produções (Fernando da Mata e Rodrigo Cruz). Acessibilidade em Vídeo – Little Brown Mouse. Intérprete de LIBRAS – a definir. Figurinos e Adereços – Kleber Montanheiro. Assistente de Figurino – Marcos Valadão. Fotos e Making Of – Fellipe Oliveira. Designer Gráfico – Gabriel Victal. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Registro em Vídeo – César Barbosa. Direção de Produção – Jota Rafaelli. Produção Executiva – Rafael Petri. Realização – MoviCena Produções e Cia Mar.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Informações: (11) 4297-0600

twitter.com/ccbb_sp |facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô. Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente...

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem em desenvolver um aplicativo com informações sobre o município onde vivem A tecnologia é tema central...

Gastos dos brasileiros com saúde crescem, com peso maior de remédio e exames no orçamento

Despesas de famílias e governo subiram para 9,7% do PIB em 2021, ante 8% em 2010. Envelhecimento da população e avanço da tecnologia explicam...

ARTIGO | Falta de isolamento elétrico no Brasil reflete aculturamento de negligência à segurança

Recentemente, o Brasil foi palco de um trágico acidente elétrico: João Vinícius Ferreira Simões, jovem de 25 anos, recebeu uma descarga elétrica em um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui