No menu items!
20.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Bloqueadores de sinal de GPS estão sendo usados por bandidos para roubo de carros

Jammers ou “Capetinhas” são bloqueadores de radiocomunicações que emitem sinais de alta intensidade para distorcer a frequência de rádio de um celular ou GPS, sendo capaz de inutilizá-los em um raio de até 20 metros e podem ser facilmente comprados em lojas virtuais sem qualquer fiscalização.

Os criminosos usam a distorção de sinal para neutralizar os rastreadores nos automóveis impossibilitando a comunicação entre a operadora e o veículo, assim adquirem tempo desmanche de peças ou retirada das cargas de caminhões.

“Já vimos jammers com 16 antenas e cada antena interfere em uma frequência específica”, diz Rodrigo Boutti, gerente de operação da Ituran, empresa em rastreamento veicular, em entrevista ao UOL.

Segundo a Anatel, sua venda é permitida apenas para entidades penitenciárias, e o uso ilegal pode levar a acusação de atividade clandestina de telecomunicações gerando uma pena de detenção de dois a quatro anos com possibilidade de aumento em 50%, caso haja danos a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.

A resolução para o uso dos jammers no Brasil remonta a setembro de 2002. Um projeto de lei de 2014, assinado pelo deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), propõe que a venda do “capetinha” seja criminalizada, mas no momento se encontra parada no Congresso.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando...

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem início dia 29 de abril Os contribuintes da cidade de São Paulo em débito com a...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando 98 km em toda a cidade, ainda neste mês de abril A Prefeitura de São Paulo,...

Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para garantir investimentos na produção de moradia em São Paulo

A iniciativa busca atender às necessidades da população de menor renda e sem acesso à casa própria A Prefeitura Municipal de São Paulo por meio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui