No menu items!
19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024

Bloqueadores de sinal de GPS estão sendo usados por bandidos para roubo de carros

Jammers ou “Capetinhas” são bloqueadores de radiocomunicações que emitem sinais de alta intensidade para distorcer a frequência de rádio de um celular ou GPS, sendo capaz de inutilizá-los em um raio de até 20 metros e podem ser facilmente comprados em lojas virtuais sem qualquer fiscalização.

Os criminosos usam a distorção de sinal para neutralizar os rastreadores nos automóveis impossibilitando a comunicação entre a operadora e o veículo, assim adquirem tempo desmanche de peças ou retirada das cargas de caminhões.

“Já vimos jammers com 16 antenas e cada antena interfere em uma frequência específica”, diz Rodrigo Boutti, gerente de operação da Ituran, empresa em rastreamento veicular, em entrevista ao UOL.

Segundo a Anatel, sua venda é permitida apenas para entidades penitenciárias, e o uso ilegal pode levar a acusação de atividade clandestina de telecomunicações gerando uma pena de detenção de dois a quatro anos com possibilidade de aumento em 50%, caso haja danos a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.

A resolução para o uso dos jammers no Brasil remonta a setembro de 2002. Um projeto de lei de 2014, assinado pelo deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), propõe que a venda do “capetinha” seja criminalizada, mas no momento se encontra parada no Congresso.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia

Quem já entregou documento este ano pode fazer declaração retificadora Divulgação Foto Agência Brasil Além das doações diretas de água, mantimentos e roupas ao Rio Grande...

No Vaticano, Ricardo Nunes fala da necessidade de comprometimento dos governantes no combate às mudanças climáticas

Prefeito de São Paulo é um dos 20 prefeitos em todo o mundo convidados pelo Papa Francisco a falar de ações de sustentabilidade Em sua...

Cia. Madeirite Rosa apresenta espetáculo infanto-juvenil “Pro Mundo Virar” no Capão Redondo

De forma sensível e poética, o espetáculo convida crianças e adolescentes a refletirem sobre presentes no cotidiano A Cia. Madeirite Rosa (@madeiriterosa ) está realizando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui