No menu items!
17.5 C
São Paulo
quinta-feira, 30 outubro, 2025

Bloqueadores de sinal de GPS estão sendo usados por bandidos para roubo de carros

Jammers ou “Capetinhas” são bloqueadores de radiocomunicações que emitem sinais de alta intensidade para distorcer a frequência de rádio de um celular ou GPS, sendo capaz de inutilizá-los em um raio de até 20 metros e podem ser facilmente comprados em lojas virtuais sem qualquer fiscalização.

Os criminosos usam a distorção de sinal para neutralizar os rastreadores nos automóveis impossibilitando a comunicação entre a operadora e o veículo, assim adquirem tempo desmanche de peças ou retirada das cargas de caminhões.

“Já vimos jammers com 16 antenas e cada antena interfere em uma frequência específica”, diz Rodrigo Boutti, gerente de operação da Ituran, empresa em rastreamento veicular, em entrevista ao UOL.

Segundo a Anatel, sua venda é permitida apenas para entidades penitenciárias, e o uso ilegal pode levar a acusação de atividade clandestina de telecomunicações gerando uma pena de detenção de dois a quatro anos com possibilidade de aumento em 50%, caso haja danos a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.

A resolução para o uso dos jammers no Brasil remonta a setembro de 2002. Um projeto de lei de 2014, assinado pelo deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), propõe que a venda do “capetinha” seja criminalizada, mas no momento se encontra parada no Congresso.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quando a desatenção é mais que distração

Por Dr. Gilberto Ferlin Muitos pais e educadores já se...

Com 8 piscinões em construção e outros 6 entregues, gestão prioriza combate às enchentes em todas as regiões da cidade

Conjunto de reservatórios integra série de obras da Prefeitura para aumentar a resiliência frente às mudanças climáticas Quando a chuva cai forte, o que antes...

Quando a desatenção é mais que distração

Por Dr. Gilberto Ferlin Muitos pais e educadores já se depararam com a dúvida: será que a criança está apenas distraída ou desinteressada, ou existe...

Prefeitura inaugura no Brás primeiro ecoponto exclusivo para receber restos de tecido e combater descarte irregular

Com funcionamento 24 horas e capacidade para 300 toneladas de resíduos mensais, novo serviço recebeu investimento de R$ 373 mil A Prefeitura inaugurou na segunda-feira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.